Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20745
Document Type: Tese
Title: Relação de professores com o uso pedagógico das tecnologias educacionais
Authors: Mendonça, Ana Cláudia Sousa
Issue Date: 11-Jul-2024
Advisor: Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva
Resumo : O estudo visa compreender a relação dos professores com o uso das tecnologias educacionais a partir do seguinte problema de pesquisa: qual a relação entre as tecnologias educacionais e a prática pedagógica no trabalho de docência na concepção dos professores? Teve como campo de pesquisa uma escola da rede pública estadual do município de Aracaju, Sergipe, Brasil. O referencial teóricometodológico está embasado no estudo fenomenológico de Merleau-Ponty (2018); na formação do espírito científico, de Gaston Bachelard (1996), e no sentido e sua relação com o saber, a mobilização e as dimensões, de Bernard Charlot (2000; 2005; 2009; 2013; 2020). A pesquisa envolveu 6 (seis) professores de diferentes disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia) dos anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e um pedagogo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso descritivo, com análise dos dados, baseada na perspectiva da Fenomenologia Existencial, de Merleau-Ponty (2018). Como instrumentos de produção de dados, foram definidos a entrevista semiestruturada e o “balanço tecnológico educacional”, inspirado no “Balanço do Saber”, do pesquisador Bernard Charlot; o caderno de campo e a observação com uso da tipologia da estruturação das aulas. As análises, a partir das experiências vividas, demonstraram que o tripé técnica, teoria e prática (dimensão didático-pedagógica e as tecnologias educacionais) na prática pedagógica é essencial para a construção da identidade docente e a relação com o saber dos sujeitos das diferentes disciplinas pesquisadas, produzindo saber científico a partir da relação que o sujeito estabelece consigo mesmo, com os outros e com o mundo. No entanto, a pesquisa apontou a necessidade de uma Política Pública Educacional na Rede Estadual de Ensino de Sergipe que promova formação continuada voltada para a utilização de ferramentas tecnológicas educacionais, assim como escolas estruturadas que possibilitem ao professor práticas pedagógicas que desenvolvam no educando uma atividade intelectual que desperte sentido e prazer no aprender.
Abstract: The study aims to understand the relationship of teachers with the use of educational technologies based on the following research problem: what is the relationship between educational technologies and pedagogical practice in teaching work in the teachers’ conception? Its research field was a state public school in the municipality of Aracaju, Sergipe, Brazil. The theoretical-methodological framework is based on the phenomenological study of Merleau-Ponty (2018); in the formation of the scientific spirit, by Gaston Bachelard (1996), and in the meaning and its relationship with knowledge, mobilization, and dimensions by Bernard Charlot (2000; 2005; 2009; 2013; 2020). The research involved 6 (six) teachers of different subjects (Portuguese Language, Mathematics, History, Science, and Geography) from the final years of elementary school from the 6th to the 9th grade and one (Pedagogue) from the initial years of elementary school. This is research with a qualitative approach of the descriptive case study type, with data analysis, based on the perspective of Existential Phenomenology, by Merleau-Ponty (2018). As instruments of data production, the semi-structured interview and the “educational technological balance” were defined, inspired by the “Balance of Knowledge”, by the researcher Bernard Charlot; the field notebook, and the observation using the typology of the structuring of the classes. The analyses, based on the lived experiences, demonstrated that the tripod technique, theory, and practice (didactic-pedagogical dimension and educational technologies) in pedagogical practice are essential for the construction of the teaching identity and the relationship with the knowledge of the subjects of the different disciplines researched, producing scientific knowledge from the relationship that the subject establishes with himself, with others, and with the world. However, the research pointed out the need for a Public Educational Policy in the State Education Network of Sergipe that promotes continuing education focused on the use of educational technological tools as well as structured schools that enable the teacher pedagogical practices that develop in the student intellectual activity that awakens meaning and pleasure in learning.
El estudio tiene como objetivo comprender la relación entre los docentes y el uso de las tecnologías educativas a partir del siguiente problema de investigación: ¿cuál es la relación entre las tecnologías educativas y la práctica pedagógica en el trabajo docente desde la perspectiva de los docentes? Su campo de investigación fue una escuela pública estatal en el municipio de Aracaju/Sergipe/Brasil. El marco teóricometodológico se basa en el estudio fenomenológico de Merleau-Ponty (2018); en la formación del espíritu científico, por Gaston Bachelard (1996), y en el significado y su relación con el conocimiento, la movilización y las dimensiones, por Bernard Charlot (2000; 2005; 2009; 2013; 2020). La investigación involucró a 6 (seis) profesores de diferentes asignaturas (Lengua Portuguesa, Matemáticas, Historia, Ciencias, Geografía) de los últimos años de la Escuela Primaria del 6º al 9º grado y uno (Pedagogo) de los primeros años de la Escuela Primaria. Se trata de una investigación con enfoque cualitativo del tipo estudio de caso descriptivo, con análisis de datos, basado en la perspectiva de la Fenomenología Existencial, de Merleau-Ponty (2018). Como instrumentos de producción de datos, se definieron la entrevista semiestructurada y el "Balance tecnológico educativo", inspirados en el "Balance del Conocimiento", del investigador Bernard Charlot; el cuaderno de campo y la observación utilizando la tipología de la estructuración de las clases. Los análisis, a partir de las experiencias vividas, demostraron que la técnica trípode, teoría y práctica (dimensión didáctico-pedagógica y tecnologías educativas) en la práctica pedagógica son esenciales para la construcción de la identidad docente y la relación con el conocimiento de los sujetos de las diferentes disciplinas investigadas, produciendo conocimiento científico, a partir de la relación que el sujeto establece consigo mismo, con los demás y con el mundo. Sin embargo, la investigación apuntó la necesidad de una política pública de educación en la red educativa estatal de Sergipe que promueva la educación continúa centrada en el uso de herramientas tecnológicas educativas, así como escuelas estructuradas que posibiliten al docente prácticas pedagógicas que desarrollen en el estudiante una actividad intelectual que despierte sentido y placer en el aprendizaje.
Keywords: Educação
Efeitos das inovações tecnológicas
Aracaju (SE)
Prática de ensino
Meios auxiliares de ensino
Tecnologias educacionais
Disciplinas
Práticas pedagógicas
Professores
Relação com o saber
Disciplines
Pedagogical practices
Teachers
Relationship with knowledge
Educational technologies
Prácticas pedagógicas
Profesorado
Relación con el conocimiento
Tecnologías educativas
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: MENDONÇA, Ana Cláudia Sousa. Relação de professores com o uso pedagógico das tecnologias educacionais. 2024. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20745
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA_CLAUDIA_SOUSA_MENDONCA.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.