Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20765
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Ritual e forma no coreocinema de Maya Deren
Autor(es): Machado, Nicole Donato Pinto
Data do documento: 15-Ago-2024
Orientador: Correia, Luiz Gustavo Pereira De Souza
Resumo: A presente pesquisa busca responder de que modo a noção de ritual de Maya Deren informou sua obra teórica e fílmica, e como se transformou ao longo do desenvolvimento do seu coreocinema, identificando e analisando elementos ritualísticos nos seus filmes. Para estabelecer a concepção dereniana de ritual, delimitamos os pressupostos teóricos da forma ritualística de arte. Para analisar seus filmes, categorizamos seu coreocinema em três fases. Na primeira fase, com o respaldo da antropologia da performance de Turner e Schechner, Meshes of the Afternoon, At Land, A Study in Choreography for Camera e Ritual in Transfigured Time foram analisados pelo viés do rito de passagem. A segunda fase dedicou-se ao projeto de documentário sobre o vodu haitiano, pelas características coreocinematográficas presentes nas sequências existentes, e ao livro Divine Horsemen, decorrente dessa experiência, na sua descrição dos princípios básicos de tal cosmologia. A terceira fase, composta por Meditation on Violence e The Very Eye of Night, foi analisada com base no encontro entre a cosmologia do vodu e a forma ritualística dereniana, numa atualização do seu coreocinema. Por fim, a montagem cinematográfica dereniana é posta em diálogo com as lógicas de montagem apresentadas por Vincent Amiel, e é destacada pela sua relevância na proposta de cinema vertical de Maya Deren, e na construção de ritmo da forma ritualística.
Abstract: This research seeks to answer how Maya Deren's notion of ritual informed her theoretical and filmic work, and how it transformed itself throughout the development of her choreocinema, by identifying and analyzing ritualistic elements in her films. To establish the Derenian concept of ritual, we determined the theoretical concepts of the ritualistic art form. To analyze her films, we categorized her choreocinema into three phases. In the first phase, with the support of Turner and Schechner's Anthropology of Performance, Meshes of the Afternoon, At Land, A Study in Choreography for Camera and Ritual in Transfigured Time were analyzed from the perspective of the rite of passage. The second phase was dedicated to the documentary project about Haitian voodoo, due to the choreographic characteristics present in the existing film sequences, and to the book Divine Horsemen, resulting from this experience, in its description of the basic principles of such cosmology. The third phase, composed of Meditation on Violence and The Very Eye of Night, was analyzed based on the encounter between the cosmology of voodoo and the Derenian ritualistic form, in an update of her choreocinema. Finally, Deren's montage is put into dialogue with the montage logics presented by Vincent Amiel, and is highlighted for its relevance in Maya Deren's vertical cinema proposal, and in the construction of rhythm in the ritualistic form.
Palavras-chave: Cinema
Ritos e cerimônias
Cinema (montagem)
Cinema experimental
Maya Deren
Ritual
Coreocinema
Montagem cinematográfica
Choreocinema
Montage
Experimental cinema
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citação: MACHADO, Nicole Donato Pinto. Ritual e forma no coreocinema de Maya Deren. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20765
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NICOLE_DONATO_PINTO_MACHADO.pdf8,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.