Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20773
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | As teorias da aprendizagem na formação continuada dos docentes que atuam em instituições de ensino de Nossa Senhora do Socorro - SE |
Autor : | Melo, Ana Karolliny do Livramento |
Fecha de publicación : | 24-jul-2024 |
Director(a): | Santos, Luiz Anselmo Menezes |
Resumen: | A presente dissertação, vinculada ao Programa do Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) pela linha de pesquisa Formação e prática docente e ao Grupo de Pesquisa Formação e Atuação docente – INTERAÇÃO, cujas investigações indicam que a formação docente é um processo ininterrupto, que se dá desde a formação inicial até o último dia que o profissional leciona em sala de aula. Porém, esse desenvolvimento na profissão vai além da aquisição de conhecimentos específicos dos componentes curriculares lecionados, é necessário ao docente, compreensão de conceitos pedagógicos, socioemocionais, culturais, de ensino e aprendizagem, cognitivos e de ambiente. Nesse sentido, as teorias da aprendizagem atuam como ponte na compreensão e construção de uma didática efetiva, que leva em consideração as diferentes formas de aprendizagem e as fases de desenvolvimento de cada discente. Por isso, o principal objetivo dessa pesquisa é compreender a aquisição, reconhecimento e aplicabilidade das teorias da aprendizagem durante o processo formativo dos docentes atuantes em instituições de ensino no município de Nossa Senhora do Socorro - SE. Essa pesquisa educacional apresenta abordagem qualitativa, que a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas visa caracterizar o perfil dos profissionais, suas demandas, dificuldades e soluções por eles aplicadas em sala de aula durante o processo de orientação da aprendizagem. A análise dos dados coletados foi efetuada na perspectiva da Análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016), pela triagem e categorização das informações obtidas. Os dados demonstraram que há uma dificuldade no reconhecimento e caracterização das vertentes teóricas da aprendizagem por parte dos docentes investigados, os quais apresentaram uma resistência ao referenciarem-se acerca da vertente comportamentalista. Entretanto, independente das inclinações epistemológicas de cada docente, ficou evidente a importância de todas as vertentes teóricas da aprendizagem na formação inicial e continuada do professorado, tendo em vista as inúmeras formas de aprender dos discentes que ocupam as salas de aula no município estudado. |
Resumen : | This dissertation, linked to the Graduate Program in Education (PPGED) at the Federal University of Sergipe (UFS) through the research line "Teacher Training and Practice" and the Research Group "Teacher Training and Practice – INTERACTION," posits that teacher education is an ongoing process, beginning with initial training and continuing until the last day a professional teaches in the classroom. However, this professional development goes beyond the acquisition of specific knowledge related to the taught curriculum components. It requires teachers to understand pedagogical, socio-emotional, cultural, teaching and learning, cognitive, and environmental concepts. In this regard, learning theories serve as a bridge for understanding and constructing effective teaching strategies that consider different learning styles and the developmental stages of each student. Therefore, the main objective of this research is to understand the acquisition, recognition, and applicability of learning theories during the training process of teachers working in educational institutions in the municipality of Nossa Senhora do Socorro - SE. This educational research adopts a qualitative approach, aiming, through questionnaires and semi-structured interviews, to characterize the profile of professionals, their demands, difficulties, and the solutions they apply in the classroom during the learning guidance process. Data analysis was carried out using Bardin’s (2016) Content Analysis method, which involves screening and categorizing the collected information. The data revealed that there is a difficulty among the investigated teachers in recognizing and characterizing the theoretical strands of learning, with a notable resistance to referencing the behaviorist approach. However, regardless of each teacher's epistemological inclinations, the importance of all learning theories in both initial and ongoing teacher education was evident, considering the various learning styles of students in the classrooms of the studied municipality. |
Palabras clave : | Educação Nossa Senhora do Socorro (SE) Professores (formação) Aprendizagem Formação contínua Formação docente Teorias da aprendizagem Continuous training Learning theories Learning Teacher training |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Educação |
Citación : | MELO, Ana Karolliny do Livramento. As teorias da aprendizagem na formação continuada dos docentes que atuam em instituições de ensino de Nossa Senhora do Socorro - SE. 2024. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20773 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA_KAROLLINY_LIVRAMENTO_MELO.pdf | 5,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.