Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/2077
Tipo de Documento: Artigo
Título : A abordagem histórica e filosófica da ciência no curso de Ciências Biológicas da UFS: análise do projeto pedagógico
Otros títulos : The historical and philosophical approach of science in Biological Sciences course at UFS: analysis of the pedagogical project
Autor : Almeida, Leonardo Ferreira de
Guimaraes, Carmen Regina Parisotto
Santos, Mônica de Araújo
Fecha de publicación : mar-2015
Resumen : Sustentando-se em análise documental, o presente artigo objetiva conhecer como a abordagem histórica e filosófica da ciência é destacada e contemplada pelas propostas e orientações preconizadas pela Resolução nº188/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a qual regulamenta alterações no Projeto Pedagógico dos cursos de graduação em Ciências Biológicas Licenciatura da UFS – campus São Cristóvão. O Projeto Pedagógico adota alguns perfis dos formandos e competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos graduandos pautados na contextualização histórico-cultural, humanista e pluralista do conhecimento biológico. Logo, tal documento oficial, conforme suas prescrições normativas, oferece subsídios para que a história e a filosofia da ciência se tornem formalmente presentes na formação docente._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Supporting himself on documentary analysis, this article aims to understand how the historical and philosophical approach to science is highlighted and addressed by the proposals and guidelines recommended by Resolution No. 188/2009 of the Council of Teaching, Research and Extension, Federal University of Sergipe (UFS), which regulates changes in the pedagogical project of undergraduate degree in Biological Sciences UFS - St. Kitts campus. The Educational Project adopts 'profiles of learners' and 'skills and abilities' to be developed by graduate students in guided historical-cultural, humanistic and pluralistic context of biological knowledge. Therefore, this official document, according to their normative prescriptions, provides grants to the history and philosophy of science becomes formally present in their teacher training.
Palabras clave : História e filosofia da ciência
Formação docente
Sergipe
History and philosophy of science
Teacher training
ISSN : 1808-2793
Institución / Editorial : Associação Sergipana de Ciência
Citación : ALMEIDA, L. F. de; GUIMARAES, C. R. P.; SANTOS, M. de A. A abordagem histórica e filosófica da ciência no curso de Ciências Biológicas da UFS: análise do projeto pedagógico. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 11, n. 3, mar. 2015. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/2071>. Acesso em: 13 jul. 2017.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/2077
Aparece en las colecciones: DBI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AbordagemHistoricaCienciasBiologicas.pdf218,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.