Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20805
Tipo de Documento: Tese
Título : Generative artificial intelligence and its impact on writing
Autor : Santos, Allessandra Elisabeth dos
Fecha de publicación : 23-ago-2024
Director(a): Silva, Paulo Roberto Boa Sorte
Co-Director(a): Ravagnoli, Neiva da Silva Rego
Resumen: IA: palavra de 2023. A abreviatura de Inteligência Artificial (IA) foi nomeada a palavra do ano pelo Dicionário Collins, refletindo sua crescente proeminência na vida cotidiana. Embora a IA já permeasse vários aspectos da atividade humana, nossa sociedade apenas passou a reconhecer a sua presença ubíqua após o lançamento do ChatGPT, em 30 de novembro de 2022. O ChatGPT, um chatbot de IA que gera respostas semelhantes às de humanos, exemplifica as tecnologias de Inteligência Artificial Generativa (IAG) atualmente amplamente acessíveis, provocando discussões e suscitando preocupações éticas em contextos sociais, políticos, econômicos e acadêmicos. No campo da educação, as tecnologias inegavelmente remodelaram a escrita, entendida como uma prática social fundamentada em perspectivas de letramentos em constante evolução. Reconhecendo essas transformações, a questão central deste estudo é: Como a integração de tecnologias de IAG, como Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), redefine a concepção de escrita em contextos educacionais? Para responder a essa pergunta, esta pesquisa objetiva apreender a concepção do fenômeno escrita impactado pela adoção da IAG em contextos sociais na área da educação. Além disso, propõe-se como objetivos específicos examinar a abordagem da escrita veiculada em plataformas digitais, sobretudo após o lançamento do ChatGPT, e explorar questões educacionais, pedagógicas e éticas relacionadas ao impacto de geradores de texto em IA — especialmente o ChatGPT — levantadas nessas plataformas. Considerando que o estudo do fenômeno escrita não pode se dissociar de nossa sociedade, conhecimento e cultura, torna-se fundamental adotar uma perspectiva epistemológica e metodológica que rejeite a simplificação excessiva das realidades. Orientado pelo Pensamento Complexo (Morin, 2015), este estudo qualitativo, de caráter documental e bibliográfico, analisou 60 documentos — incluindo artigos de jornais digitais, publicações em redes sociais, vídeos no YouTube, podcasts e sites — utilizando o Entrelace Analítico integrado à IAG. Os resultados evidenciaram oito construtos teóricos. Os termos- chave — revolução, integridade e transformação — foram extraídos dos três primeiros construtos e atendem ao primeiro objetivo específico desta pesquisa. Já os termos-chave — aprimoramento, suporte, qualidade, autenticidade, equidade e integração — extraídos de cinco construtos teóricos, respondem ao segundo objetivo. Ao situar a escrita como uma prática social em constante evolução e em interação recíproca com a IAG, o estudo sugere que a IAG amplia a escrita como tecnologia social, reforçando a necessidade de estratégias adaptativas que garantam a complementação, em vez da substituição, da agência humana. A integração da IAG à escrita, analisada sob os princípios do Pensamento Complexo, revela uma interação complexa entre tecnologia e agência humana, com ambos os elementos em contínua adaptação, influenciando-se mutuamente de maneira sistêmica, holográfica, recursiva e dialógica. Isso assegura que o processo de escrita permaneça dinâmico e ancorado em valores humanísticos. Reconhecendo a escrita como parte desse sistema em evolução, esta pesquisa introduz a concepção de escrita como ecossistema, em que aspectos tecnológicos e humanos são interdependentes e se fortalecem mutuamente, contribuindo para uma abordagem de ensino da escrita mais colaborativa e adaptativa.
Resumen : AI: word of 2023. The abbreviation of Artificial Intelligence (AI) was named the word of the year by Collins Dictionary, reflecting its growing prominence in everyday life. Although AI has long permeated various aspects of human activity, our society only began recognizing its ubiquitous presence after ChatGPT was released on November 30, 2022. ChatGPT, an AI chatbot that produces human-like responses, exemplifies Generative Artificial Intelligence (GenAI) technologies now widely accessible, provoking discussions and raising ethical concerns across social, political, economic, and academic contexts. In education, technologies undeniably reshaped writing, a social practice grounded in evolving literacy perspectives. Recognizing these transformations, the central question of this study is: How does the integration of GenAI technologies, like Large Language Models (LLMs), redefine the concept of writing in educational contexts? To address this question, this research aims to apprehend the concept of the phenomenon of writing impacted by the adoption of GenAI in societal contexts in the field of education. Additionally, the specific objectives are to examine the approach to writing conveyed on internet-based platforms, particularly after the launch of ChatGPT, and to explore educational, pedagogical, and ethical issues related to the impact of AI-text generators, especially ChatGPT, raised on these platforms. Considering that the study of the phenomenon of writing cannot be done in isolation from our society, knowledge, and culture, it is crucial to adopt an epistemological and methodological approach that rejects oversimplifying realities. Guided by Complex Thinking (Morin, 2015), this qualitative, documentary, and bibliographic study analyzed 60 documents — including digital newspaper articles, social media posts, YouTube videos, podcasts, and websites — using Analytical Entwining integrated with GenAI. Findings revealed eight theoretical constructs. The key terms — revolution, integrity, and transformation — were extracted from the first three constructs and address the first specific objective of this research. While the key terms — enhancement, support, quality, authenticity, equity, and integration — extracted from five theoretical constructs, address the second objective. By situating writing as an evolving social practice that interacts reciprocally with GenAI, the study suggests that GenAI broadens writing as a social technology, reinforcing the need for adaptive strategies that ensure AI augments rather than replaces human agency. The integration of GenAI in writing, analyzed through the principles of Complex Thinking, reveals a complex interplay between technology and human agency, with both elements in constant adaptation, influencing each other systemically, holographically, recursively, and dialogically, ensuring that the writing process remains dynamic and grounded in humanistic values. Recognizing writing as part of this evolving system, this research introduces the concept of writing as an ecosystem, in which technology and human elements are interdependent and mutually enhancing, contributing to a more collaborative and adaptive approach to writing instruction.
Palabras clave : Educação
Inteligência artificial generativa
ChatGPT
Modelos de linguagem de grande escala
Escrita
Education
Generative artificial intelligence
Large language models
Writing
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : eng
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : SANTOS, Allessandra Elisabeth dos. Generative artificial intelligence and its impact on writing. 2024. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20805
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALLESSANDRA_ELISABETH_SANTOS.pdf10,73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.