Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/2086
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O que sabem os alunos de escolas estaduais em Sergipe a respeito dos conceitos de preservação e biodiversidade?
Autor : Oliveira, Crislaine de
Guimaraes, Carmen Regina Parisotto
Fecha de publicación : sep-2015
Resumen : Sergipe apresenta uma grande diversidade de ecossistemas, no entanto, a ocupação territorial nesse estado levou a grande perda de seu patrimônio natural. Frente a isso, o presente trabalho teve como objetivo compreender a percepção dos alunos do Ensino Fundamental de dez escolas da rede estadual de educação do município de Aracaju/se, em relação aos conceitos de preservação e biodiversidade, e temas relacionados à Educação Ambiental. Para isso, foram aplicados 244 questionários, utilizando-se de questões abertas sobre os conceitos de Preservação e Biodiversidade. Os resultados mostraram que os alunos tem conhecimento parcial dos conceitos e mostraram conhecer algumas estratégias de preservação, além de realiza-las em seu meio. No entanto, uma grande parcela não conceituou ou não soube conceituar, o que pode indicar dificuldades em compreensão ou em se expressar._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The state of Sergipe has a great diversity of ecosystems, however, the territorial occupation in that state led to great loss of their natural heritage. Faced with this, the present study aimed to understand the perception of elementary school students from ten schools of the state education in the municipality of Aracaju/Se, in relation to the concepts of preservation and biodiversity, and issues related to environmental education. For this, 244 questionnaires were applied, using open-ended questions on the concepts of Conservation and Biodiversity. The results showed that students have partial knowledge of the concepts and showed meet some conservation strategies, and performs them in their midst. However, a large portion not conceptualized or did not know conceptualize, which may indicate difficulties in understanding or expressing themselves.
Palabras clave : Educação ambiental
Ensino contextualizado
Ecologia
Environmental education
Contextualized teaching
Ecology
ISSN : 1982-3657
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citación : OLIVEIRA, C. de; GUIMARAES, C. R. P. O que sabem os alunos de escolas estaduais em Sergipe a respeito dos conceitos de preservação e biodiversidade?. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 9., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2015. Disponível em: <http://educonse.com.br/Ixcoloquio/cdanais.asp?id=1039>. Acesso em: 18 jul. 2017.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/2086
Aparece en las colecciones: DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EscolasEstaduaisBiodiversidade.pdf266,85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.