Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20898
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Travessia artístico pedagógica : memorial descritivo sobre a construção de uma personagem professora e Drag Queen |
Autor : | Santana, Daniel Amaral de Sousa de |
Fecha de publicación : | 12-nov-2024 |
Director(a): | Romano, Olívia Camboim |
Resumen: | Este trabalho consiste em um memorial descritivo sobre o processo de criação do experimento cênico Atravesse com o que restou: o silêncio ecoa por arte, de minha autoria, sob direção de Olívia Camboim, estreado durante a IX Mostra Trapiche do Departamento de Teatro, no dia 09 de outubro de 2024, no auditório da Didática V da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Este TCC, resgata o processo de vivência pessoal no teatro e através dessa busca, construir uma personagem drag queen que dialoga com as principais referências e experiências que tive desde a minha infância até a chegada na Universidade, lugar onde encontrei inúmeras inquietações quando os assuntos foram o lugar de professor-artista dentro do contexto escolar. Diante de algumas questões governamentais e de pensamentos de uma gestão de direita, me vi por vezes questionando sobre a preparação da escola para lidar com um professor-artista, e as imposições sobre o que é ou não uma aula de Arte. |
Resumen : | This work consists of a descriptive memorial about the process of creating the scenic experiment Atravesse com o que restou: o silêncio ecoa por arte, by me, under the direction of Olívia Camboim, premiered during the IX Mostra Trapiche of the Department of Theater, on October 9, 2024, in the auditorium of Didactics V of the Federal University of Sergipe (UFS). This TCC rescues the process of personal experience in theater and, through this search, builds a drag queen character that dialogues with the main references and experiences I had from my childhood until arriving at the University, a place where I encountered countless concerns when the subjects were the place of teacher-artist within the school context. Faced with some governmental issues and the thoughts of a right-wing administration, I sometimes found myself questioning the school's preparation to deal with a teacher-artist, and the impositions on what is or is not an Art class. |
Palabras clave : | Teatro Ensino superior (UFS) Peformace Experimento cênico Drag queen Acting Stage experiment Expressão corporal Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial |
Citación : | Santana, Daniel Amaral de Sousa de. Travessia artístico pedagógica : memorial descritivo sobre a construção de uma personagem professora e Drag Queen. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20898 |
Aparece en las colecciones: | Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniel_Amaral_Sousa_Santana.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.