Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20898
Tipo de Documento: Monografia
Título : Travessia artístico pedagógica : memorial descritivo sobre a construção de uma personagem professora e Drag Queen
Autor : Santana, Daniel Amaral de Sousa de
Fecha de publicación : 12-nov-2024
Director(a): Romano, Olívia Camboim
Resumen: Este trabalho consiste em um memorial descritivo sobre o processo de criação do experimento cênico Atravesse com o que restou: o silêncio ecoa por arte, de minha autoria, sob direção de Olívia Camboim, estreado durante a IX Mostra Trapiche do Departamento de Teatro, no dia 09 de outubro de 2024, no auditório da Didática V da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Este TCC, resgata o processo de vivência pessoal no teatro e através dessa busca, construir uma personagem drag queen que dialoga com as principais referências e experiências que tive desde a minha infância até a chegada na Universidade, lugar onde encontrei inúmeras inquietações quando os assuntos foram o lugar de professor-artista dentro do contexto escolar. Diante de algumas questões governamentais e de pensamentos de uma gestão de direita, me vi por vezes questionando sobre a preparação da escola para lidar com um professor-artista, e as imposições sobre o que é ou não uma aula de Arte.
Resumen : This work consists of a descriptive memorial about the process of creating the scenic experiment Atravesse com o que restou: o silêncio ecoa por arte, by me, under the direction of Olívia Camboim, premiered during the IX Mostra Trapiche of the Department of Theater, on October 9, 2024, in the auditorium of Didactics V of the Federal University of Sergipe (UFS). This TCC rescues the process of personal experience in theater and, through this search, builds a drag queen character that dialogues with the main references and experiences I had from my childhood until arriving at the University, a place where I encountered countless concerns when the subjects were the place of teacher-artist within the school context. Faced with some governmental issues and the thoughts of a right-wing administration, I sometimes found myself questioning the school's preparation to deal with a teacher-artist, and the impositions on what is or is not an Art class.
Palabras clave : Teatro
Ensino superior (UFS)
Peformace
Experimento cênico
Drag queen
Acting
Stage experiment
Expressão corporal
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial
Citación : Santana, Daniel Amaral de Sousa de. Travessia artístico pedagógica : memorial descritivo sobre a construção de uma personagem professora e Drag Queen. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20898
Aparece en las colecciones: Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Daniel_Amaral_Sousa_Santana.pdf2,43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.