Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20911
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | O uso da tecnologia no ensino de ciências e biologia : uma revisão bibliográfica |
Autor : | Silva, Letícia Oliveira |
Fecha de publicación : | 29-oct-2024 |
Director(a): | Pimentel Júnior, Clivio |
Resumen: | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), estão chamando a atenção e se tornando uma ferramenta útil para o processo de aprendizado nas escolas brasileiras. Inúmeras pesquisas já foram realizas acerca da implementação de tecnologias como recurso didático inovador no ambiente escolar e a forma como esses meios podem auxiliar no processo educacional dos estudantes de vários níveis de ensino. O objetivo da pesquisa foi discutir o uso da tecnologia no ensino de ciências e biologia, a partir de uma pesquisa bibliográfica exploratória, por onde foi possível observar o uso e abordagem das TDICs nas escolas, sua influência e impactos na aprendizagem dos alunos. Para atingir tal fim, a pesquisa foi realizada com base em repertórios de instituições que produzem e publicam conhecimento pela plataforma do Google Acadêmico, os textos obtidos foram submetidos a filtragem e selecionou-se aqueles que se enquadram mais especificamente nos objetivos deste trabalho. Os resultados desse estudo mostraram que o uso da tecnologia na educação é uma realidade e, especialmente no ensino de ciências e biologia, quando aplicada de forma metodológica e sistemática, com mediação qualificada, traz inúmeros resultados positivos para o processo de aprendizagem e pode ser aplicada em vários níveis de ensino que vão desde os primeiros anos escolares até o ensino superior. |
Resumen : | Digital Information and Communication Technologies (DICTs) are gaining attention and becoming a useful tool for the learning process in Brazilian schools. Numerous studies have been conducted on the implementation of technologies as innovative didactic resources in the school environment and how these means can assist in the teaching process for students at various educational levels. The aim of this research was to discuss the use of technology in the teaching of sciences and biology through exploratory bibliographic research, which allowed for the observation of the use and approach of DICTs in schools, as well as their influence and impact on student learning. To achieve this, the research was based on resources from institutions that produce and publish knowledge via the Google Scholar platform; the obtained texts were filtered, and those that most specifically fit the objectives of this work were selected. The results of this study showed that the use of technology in education is a reality and, particularly in the teaching of sciences and biology, when applied in a methodological and systematic manner with qualified mediation, brings numerous positive results for the learning process and can be applied at various educational levels, from the early years of schooling to higher education. |
Palabras clave : | Biologia Ensino superior (UFS) Educação ambiental Bibliometria Tecnologias Aprendizagem Education Bibliometrics Technologies Learning |
Área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citación : | Silva, Letícia Oliveira. O uso da tecnologia no ensino de ciências e biologia : uma revisão bibliográfica. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20911 |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leticia_Oliveira_Silva.pdf | 852,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.