Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20912
Tipo de Documento: Monografia
Título : O ensino de ciências na Educação Escolar Indígena Brasileira : uma revisão bibliográfica
Autor : Dias, Sarah Cordeiro
Fecha de publicación : 2024
Director(a): Souza, Myrna Friederichs Landim de
Resumen: A Educação Escolar Indígena brasileira (EEI) é um direito garantido pela Constituição de 1988 como fruto da auto-organização histórica do movimento indígena. O documento estabelece que a EEI deve ser intercultural e bilíngue. A partir desse marco, outras garantias surgem na legislação do país, regulamentando o direito ao calendário, ao currículo e às estratégias de aprendizagem específicas. Nesse contexto, diversos autores discutem estratégias para a educação intercultural na EEI em distintas disciplinas do currículo escolar. O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção acadêmica relacionada ao ensino de Ciências na Educação Escolar Indígena brasileira dos anos de 2013 a 2023. A revisão foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES, a partir das etapas propostas por Antônio Carlos Gil. A partir dos trabalhos selecionados, foram traçados panoramas dos seguintes aspectos da EEI brasileira: licenciatura intercultural e formação de professores indígenas para a EEI; currículo e funcionamento escolar na educação básica; práticas pedagógicas e estratégias didáticas na educação básica; e material didático. Foi observado que a educação escolar pode cumprir um papel importante no registro e valorização das culturas indígenas no Brasil. Entretanto, o país enfrenta desafios quanto à formação de professores, à produção de material didático específico, à elaboração de currículo específico para a disciplina de Ciências e na própria estrutura das escolas.
Palabras clave : Biologia
Ensino superior (UFS)
Intercultural
Ensino de ciências
Escolas Indígenas
Educação Escolar Indígena Brasileira (EEIB)
Área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citación : Dias, Sarah Cordeiro. O ensino de ciências na Educação Escolar Indígena brasileira : uma revisão bibliográfica. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20912
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Sarah_Cordeiro_Dias.pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.