Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20945
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Analisando O ano em que meus pais saíram de férias: cinema e ditadura civil militar no Brasil no ensino de história |
Autor : | Santos, Isana Nunes Lima dos |
Fecha de publicación : | 21-oct-2024 |
Director(a): | Maynard, Andreza Santos Cruz |
Resumen: | O objetivo do trabalho é analisar as conexões entre História e cinema, dispostas no filme O ano em que meus pais saíram de férias (2006), e como ele pode ser trabalhada no ensino de História, investigando as batalhas travadas entre memórias que ocorre no âmbito da sétima arte, tendo em vista que essa temática vai ao encontro da lei 13.006, de 26 de junho de 2014, que determina a exibição de filmes, de produção nacional nas escolas, por no mínimo duas horas mensalmente. O filme serve de aporte para analisar as lutas e resistências da memória giram em torno da ditadura civil-militar. Tema delicado e historicamente recente e que necessita de muita investigação. A seleção do filme foi tomou por base a análise da sua utilização no ensino de história. A metodologia aplicada busca trabalhar algumas fragmentações do filme estudado (narrativa do filme), detalhamentos e explanações,logo em seguida compreender como a memória e a História se relacionam, e como essas relações memorialísticas compreendida no filme estudado.A estrutura teórica sobre o filme como algo pronto e que transpassa a arte e sua abrangência no ensino de História norteia-se em Marc Ferro (2010). No que tange à investigação relativa a filmes em sala de aula, contribuições teóricas de Marcos Napolitano foram utilizadas. Michael Polack (1989) e Paul Ricouer (2007) ajudaram referente ao assunto silenciamento/apagamento de memórias. Por fim, o referido trabalho traz subsídios para a confecção de uma sequência didática que servem como um norte e um incentivo para os docentes de História utilizarem o cinema em sala de aula, fonte historiográfica acessível e relevante e que, com o passar do tempo, vem servindo como dispositivo de estudo, mostrando-se como uma ferramenta poderosa de que os professores dispõem no ambiente de trabalho. |
Resumen : | The purpose of the work is to analyze the relationships between history and cinema, present in the film The Year My Parents Went on Vacation (2006), and their use in History teaching, seeking to understand the memory disputes that occur in the cinematographic sphere, having considering that this theme is in line with law 13,006, of June 26, 2014, which requires the showing of nationally produced films for at least two hours per month in basic education schools. The feature film serves as a subsidy to analyze the memory disputes surrounding the civil-military dictatorship (1964–1985). A sensitive and historically recent topic that demands a lot of research. The choice of the film was based on the analysis of its use in teaching history. The methodology applied seeks to decompose scenes (film narratives), descriptions and interpretations and then understand the relationship between history and memory, and how this memory is placed in the film studied. The theoretical framework on the film as a final product and beyond art and its relationship with the teaching of History is based on Marc Ferro (2010). Regarding film analysis in the classroom, theoretical contributions from Marcos Napolitano were used. Michael Polack (1989) and Paul Ricouer (2007) contributed on the topic of silencing/erasing memories. In the end, this work contributes to the elaboration of a didactic sequence that guides and encourages History teachers to work with the use of cinema, an important and essential source that becomes an object of study every day, spreading an active and combative in social spaces. |
Palabras clave : | Cinema Ensino de história Ditadura civil-militar Memória History teaching Civil-military dictatorship Memory |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citación : | SANTOS, Isana Nunes Lima dos. Analisando O ano em que meus pais saíram de férias: cinema e ditadura civil militar no Brasil no ensino de história. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20945 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISANA_NUNES_LIMA_SANTOS.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.