Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20979
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Uma abordagem investigativa para o ensino de análise combinatória |
Autor(es): | Sousa, Kleber Lucas Freitas |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Orientador: | Santos, Wagner Ferreira |
Resumo: | O ensino de Análise Combinatória muitas vezes é reduzido à aplicação de fórmulas prontas. Este trabalho propõe uma abordagem investigativa para o ensino de tópicos de Análise Combinatória, especificamente em relação a contagens de anagramas. Em substituição do enfoque de aplicação de fórmulas, os alunos foram conduzidos por uma sequência de atividades investigativas envolvendo enumeração de anagramas e incentivados a explorar processos de contagem de forma autônoma, promovendo a construção de seus próprios resultados e justificativas. Assim, as atividades propostas visaram incentivar uma relação mais ativa e participativa com a matemática, nas quais o estudante se tornasse protagonista na construção de seu conhecimento. Esse processo destacou o papel ativo do aluno na busca por soluções próprias, tornando-o agente central de seu aprendizado. Além disso, permitiu que o professor observasse as dificuldades tanto na interpretação quanto na resolução das questões em sua origem. Contudo, a limitação de tempo acabou prejudicando uma exploração mais ampla. |
Abstract: | The teaching of Combinatorial Analysis is often reduced to the application of ready-made formulas. This work proposes an investigative approach to teaching Combinatorial Analysis topics, specifically related to anagram counting. Instead of focusing on formula application, students were guided through a sequence of investigative activities involving anagram enumeration and encouraged to explore counting processes autonomously, promoting the construction of their own results and justifications. Thus, the proposed activities aimed to foster a more active and participatory relationship with mathematics, in which students become protagonists in building their knowledge. This process highlighted the student's active role in seeking their solutions, making them central agents in their learning. Additionally, it allowed the teacher to observe difficulties in both interpretation and resolution of questions from their source. However, time limitations hindered a broader exploration. |
Palavras-chave: | Análise combinatória Fórmulas Anagramas Combinatorial analysis Formulas Anagrams |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DMAI - Departamento de Matemática – Itabaiana - Preencial |
Citação: | SOUSA, Kleber Lucas Freitas. Uma abordagem investigativa para o ensino de análise combinatória. TCC (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20979 |
Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kleber_Lucas_Freitas_Sousa.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.