Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21045
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Moita Bonita, 60 anos : um projeto foto-lírico na educação básica
Autor : Costa, Mayara Elias de Jesus
Fecha de publicación : 23-ago-2024
Director(a): Ramalho, Christina Bielinski
Resumen: O fotopoema é um gênero novo, híbrido que une duas artes: literatura e fotografia. Ele vem sendo trabalhado no contexto escolar para que se ampliem os conhecimentos acerca dessa forma poética, além de ajudar no incentivo à leitura e à produção de textos/poemas e auxiliar na questão sentimental dos educandos da nossa contemporaneidade. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou instigar a consciência cidadã dos alunos acerca da cidade onde eles moram, a fim de estimular olhares amorosos, críticos, reflexivos e também interventivos para com as responsabilidades que cada cidadão deve ter na sociedade onde vive. Nessa perspectiva, apresenta uma proposta de intervenção pedagógica destinada a alunos do 7o ano do EF, a partir de experiência realizada em um colégio público da rede estadual de ensino da cidade de Moita Bonita – SE. Em linhas gerais, a prática criada envolveu atividades que objetivavam a leitura, a compreensão do gênero fotopoesia e a elaboração de fotopoemas alusivos aos 60 anos de emancipação política da cidade de Moita Bonita. Como respaldo teórico, utilizaram-se Ramalho (2014, 2020, 2021); Oliveira (2018); Cosson (2006); Zilberman (2009); Candido (2006); Pinheiro (2007); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Oliveira (2021) Koury (2004); Mauad (1996); Felizardo e Samain (2007); Gens Filho (2014), Menezes de Lima (2013), Ouro (2021), Pereira de Lima (2014); Oliveira (2022) e Bailey (2012). Para a concretização dessa metodologia, elaborou-se uma sequência de ações a serem executadas: conversa prévia com os discentes acerca da temática selecionada; discussão e elaboração de perguntas a serem feitas durante uma palestra com a professora de História e Secretária Municipal de Educação de Moita Bonita, Maria José Ferreira Lima de Souza; debate e discussão sobre a palestra; tour pelos principais pontos da cidade para realização de fotografias a serem feitas pelos alunos; oficinas sobre fotopoesia e trabalho de leitura crítica a partir de antologia de poemas curtos; elaboração de fotopoemas a partir dos registros feitos no passeio pela terra natal, para que, enfim, se fizesse uma homenagem à cidade pela data celebrativa, instigando a consciência cidadã e também aprimorando os níveis de letramento dos alunos, sobretudo o lírico. Todo esse processo gerou como produto uma sequência didática, que permitirá que outros docentes possam desenvolver atividades semelhantes.
Resumen : The photopoem is a new, hybrid genre that combines two arts: literature and photography. It has been worked on in the school context in order to broaden knowledge about this poetic form, as well as helping to encourage reading and the production of texts/poems and helping with the sentimental issues of our contemporary students. In this sense, this work aimed to instigate students' awareness of the city in which they live, in order to stimulate loving, critical, reflective and also intervening views on the responsibilities that each citizen should have in the society in which they live. With this in mind, this article presents a proposal for a pedagogical intervention aimed at 7th grade students, based on an experience carried out in a state school in the city of Moita Bonita - SE. In general terms, the practice involved activities aimed at reading, understanding the genre of photopoetry and writing photopoems alluding to the 60th anniversary of the political emancipation of the city of Moita Bonita. Ramalho (2014, 2020, 2021); Oliveira (2018); Cosson (2006); Zilberman (2009); Candido (2006); Pinheiro (2007); Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) were used as theoretical support; Oliveira (2021) Koury (2004); Mauad (1996); Felizardo and Samain (2007); Gens Filho (2014), Menezes de Lima (2013), Ouro (2021), Pereira de Lima (2014); Oliveira (2022) and Bailey (2012). To implement this methodology, a sequence of actions was drawn up: prior conversation with the students about the selected theme; discussion and preparation of questions to be asked during a lecture with the history teacher and Municipal Secretary of Education of Moita Bonita, Maria José Ferreira Lima de Souza; debate and discussion about the lecture; tour of the main points of the city to take photographs to be made by the students; workshops on photopoetry and critical reading based on an anthology of short poems; the production of photopoems based on the records made during the tour of their hometown, so that, finally, a tribute could be paid to the city for the celebration date, instigating citizen awareness and also improving the students' literacy levels, especially lyrical literacy. The product of this whole process was a didactic sequence, which will enable other teachers to develop similar activities.
Palabras clave : Fotopoema
Leitura
Escrita
Fotografia
Poema
Letramento lírico
Photopoem
Reading
Writing
Lyrical literacy
Citizen awareness
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : COSTA, Mayara Elias de Jesus. Moita Bonita, 60 anos: um projeto foto-lírico na educação básica. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21045
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAYARA_ELIAS_JESUS_COSTA.pdf3,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.