Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21052
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | A leitura sob a abordagem da compreensão ativa : uma análise das relações dialógicas entre os artistas Noel Rosa e Wilson Batista |
Autor : | Santos, Maria das Graças Lima dos |
Fecha de publicación : | 13-ago-2024 |
Director(a): | Silva, José Ricardo Carvalho da |
Resumen: | A leitura sob a abordagem da compreensão ativa: uma análise das relações dialógicas entre os artistas Noel Rosa e Wilson Batista Orientador: Prof. Dr. José Ricardo Carvalho da Silva. A leitura analisada sob a dimensão ético-estético-discursiva desempenha um papel fundamental na compreensão de textos artístico-literários. Adotamos essa perspectiva a fim de explorar didaticamente a compreensão do diálogo musical entre canções de Noel Rosa e Wilson Batista, que gerou diversos embates discursivos. O diálogo entre as canções desses dois compositores, na década de 1930, reflete e refrata o contexto cultural e social e convoca sentidos concretos dos enunciados a partir da compreensão das relações dialógicas em torno das réplicas estabelecidas entre as composições. Diante disso, a pesquisa propõe análise das relações dialógicas e da compreensão ativa fundamentada nas contribuições dos estudos de Bakhtin (2015, 2016) e Volóchinov (2017, 2019). Nesse contexto, investigamos como a compreensão das relações dialógicas em prática de leitura artístico-literária, sob o enfoque da análise metalinguística proposta por Bakhtin, em conjunção com a proposta de transposição didática teórico-metodológica de leitura com ressignificação valorada desenvolvida por Carvalho (2021-2023) pode contribuir para o trabalho de análise ético-estético-discursivo do gênero samba-canção dos compositores mencionados. Por esse caminho, realizamos um estudo de caso que evidencia a aplicação de um itinerário de leitura artístico-literária com ressignificação valorada direcionado às relações dialógicas entre as canções de Noel Rosa e Wilson Batista. Relatamos e analisamos as interações e mediações pedagógicas dessa proposta didática realizada em uma turma de 9o ano de uma escola pública, examinando as possibilidades de desenvolvimento de formação do leitor artístico-literário. Com base nas experiências realizadas em sala de aula, a pesquisa apresenta, ao final, um caderno com a proposta de oficina de leitura com samba-canção de Noel Rosa e Wilson Batista destinada aos professores da Educação Básica. |
Resumen : | Reading analyzed under the ethical-aesthetic-discursive dimension plays a fundamental role in understanding artistic-literary texts. We adopted this perspective in order to didactically explore the understanding of the musical dialogue between songs by Noel Rosa and Wilson Batista, which generated several discursive clashes. The dialogue between the songs of these two composers, in the 1930s, reflects and refracts the cultural and social context and summons concrete meanings of the utterances based on the understanding of the dialogical relationships around the replicas established between the compositions. In view of this, the research proposes an analysis of dialogical relationships and active understanding based on the contributions of studies by Bakhtin (2015, 2016) and Voloshinov (2017, 2019). In this context, we investigated how the understanding of dialogical relationships in artistic-literary reading practice, under the focus of the metalinguistic analysis proposed by Bakhtin, in conjunction with the proposal for theoretical-methodological didactic transposition of Reading with valued resignification developed by Carvalho (2021- 2023). The combination of these two studies contributes to the work of ethical-aesthetic-discursive analysis of the samba- canção genre of the aforementioned composers. Along this path, we carried out a case study that highlights the application of an artistic-literary reading itinerary with valued resignification aimed at the dialogical relationships between the songs of Noel Rosa and Wilson Batista. We report and analyze the interactions and pedagogical mediations of this didactic proposal carried out in a 9th grade class at a public school, examining the possibilities for developing the formation of the artistic-literary reader. Based on experiences carried out in the classroom, the research presents, at the end, a notebook with the proposal for a reading workshop with samba-canção by Noel Rosa and Wilson Batista aimed at Basic Education teachers. |
Palabras clave : | Leitura dialógica Ressignificação valorada Oficina de leitura Leitura Leitura oral Diálogos Dialogical reading Valued reframing Reading workshop |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citación : | SANTOS, Maria das Graças Lima dos. A leitura sob a abordagem da compreensão ativa: uma análise das relações dialógicas entre os artistas Noel Rosa e Wilson Batista. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21052 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_GRAÇAS_LIMA_SANTOS.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.