Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21184
Tipo de Documento: Monografia
Título : O uso das mídias sociais como estratégias de vendas e marketing digital por empreendedoras sergipanas do setor de vestuário feminino
Autor : Santos, Dandra Wire de Jesus
Fecha de publicación : 17-ene-2025
Director(a): Barros, Erna Raisa Lima Rodrigues de
Resumen: A presente pesquisa tem como objetivo identificar as ações estratégicas de vendas e marketing digital utilizadas por empreendedoras do segmento de vestuário feminino em Sergipe, com foco no uso das mídias sociais Instagram e WhatsApp para alavancar as vendas. O Instagram será analisado como a principal ferramenta de atuação, enquanto o WhatsApp terá um papel complementar. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e exploratória. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas on-line com proprietárias de lojas do segmento de vestuário feminino no Estado de Sergipe. Ao todo, foram selecionadas 44 lojas para participar do estudo, das quais 10 colaboraram efetivamente, respondendo às perguntas sobre as estratégias utilizadas em suas redes sociais. Este trabalho também busca destacar a importância das mídias sociais como ferramentas essenciais para fins comerciais, especialmente no cenário atual do empreendedorismo feminino. Observa-se que o uso dessas plataformas não apenas facilita a divulgação de produtos, mas também potencializa o alcance e a interação com o público-alvo, tornando-se uma tendência cada vez mais consolidada no mercado. Assim, espera-se contribuir para o entendimento do papel estratégico das mídias sociais no fortalecimento e crescimento de pequenos negócios liderados por mulheres.
Resumen : The aim of this research is to identify the strategic sales and digital marketing actions used by entrepreneurs in the women's clothing segment in Sergipe, with a focus on using the social media Instagram and WhatsApp to boost sales. Instagram will be analyzed as the main tool, while WhatsApp will play a complementary role. The methodology adopted is qualitative and exploratory in nature. To collect data, online interviews were conducted with owners of women's clothing stores in the state of Sergipe. In all, 44 stores were selected to take part in the study, of which 10 collaborated effectively, answering questions about the strategies used on their social networks. This work also seeks to highlight the importance of social media as essential tools for commercial purposes, especially in the current scenario of female entrepreneurship. It can be seen that the use of these platforms not only facilitates the dissemination of products, but also enhances the reach and interaction with the target audience, becoming an increasingly consolidated trend in the market. We therefore hope to contribute to understanding the strategic role of social media in strengthening and growing small businesses run by women.
Palabras clave : Publicidade
Ensino superior (UFS)
Empreendedorismo
Mulheres empreendedoras
Estratégias de vendas
Marketing digital
Mídias sociais
Entrepreneurs
Sales strategies
Digital marketing
Social networks
Propaganda
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencial
Citación : Santos, Dandra Wire de Jesus. O uso das mídias sociais como estratégias de vendas e marketing digital por empreendedoras sergipanas do setor de vestuário feminino. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21184
Aparece en las colecciones: Comunicação Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dandra_Wire_Jesus_Santos.pdf2,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.