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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21196
Document Type: | Dissertação |
Title: | Alfabetização estética, discurso imagético e o ensino de história: a construção do projeto de identidade nacional brasileira e o desenvolvimento da atitude historiadora a partir de obras de artes plásticas do século XIX |
Authors: | Ramos, Amintas Henrique da Silva |
Issue Date: | 20-Dec-2024 |
Advisor: | Santos, Fábio Alves dos |
Resumo : | Esta pesquisa visa contribuir para o ensino de História auxiliando docentes do 8o ano do Ensino Fundamental no que se refere à linguagem visual, conforme dispõe a Competência Geral 4 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo tem como foco a alfabetização estética a fim de que as obras de arte sejam melhor exploradas na sala de aula, podendo ser trabalhadas como fontes históricas e materialidades ancoradoras de discurso, carregadas de intencionalidades a serviço das relações de poder. Uma obra de arte é sempre um dizer algo. E pelo fato de ser um dizer, pode servir a inúmeros propósitos. Quanto a nós, professores de História, precisamos estar preparados para decifrar os significados e as intenções discursivas dessas imagens e fazer uso delas como instrumento de desenvolvimento da “atitude historiadora” em nossos alunos. O questionamento problema que move esta investigação se traduz em quais seriam o discurso e os conhecimentos acerca do projeto de construção da identidade nacional brasileira materializados nas obras de arte plásticas do século XIX e, como a leitura destas obras é capaz de desenvolver a atitude historiadora nos alunos do 8o ano do Ensino Fundamental. O objetivo mais amplo desta pesquisa, é investigar como se deu a construção do sentimento de pertencimento ao ideal de nação brasileira, a partir da leitura de obras de arte visuais (pinturas) do século XIX, destacando qual era o discurso nelas materializados, além de demonstrar que essa proposta serve ao desenvolvimento da significante atitude historiadora tal como preconizado pela BNCC. Em caráter mais específico, nos propomos a dar a conhecer aos professores de História e aos alunos as condições técnicas para que leiam e compreendam seus signos próprios e o que está para além deles também. Espera-se, ainda, que os professores de História possam utilizar as imagens de maneira mais eficaz, tanto como recurso pedagógico no ensino quanto como fontes históricas, valiosas para a compreensão da temática. A análise teórica deste trabalho dialoga com os conceitos de “sintaxe visual” de Dondis (2015), “educação estética” de Schlichta (2006), “análise do discurso” de Foucault (2014) e “atitude historiadora” de Mauad (2018), entre outros. Quanto à metodologia, nos valemos de uma abordagem qualitativa, muito próxima do modelo de Aula-Oficina desenvolvido por Barca (2004), que, sem dúvida, possui um grande potencial pedagógico. As aulas-oficinas, reunindo teoria e prática, visam desenvolver habilidades de leitura imagética e compreensão histórica, a partir de 5 obras de arte brasileiras oitocentistas. Esperamos que essa habilidade de leitura imagética permita aos professores de História utilizar com mais propriedade as imagens, sejam como ferramenta pedagógica no ensino, sejam como fonte histórica, útil na compreensão do processo de construção do conhecimento histórico e apta a desenvolver a atitude historiadora nos alunos. |
Abstract: | This research aims to contribute to the teaching of History by assisting 8th grade Elementary School teachers in relation to visual language, as provided for in General Competency 4 of the National Common Curricular Base (BNCC). The study focuses on aesthetic literacy so that works of art can be better explored in the classroom, and can be used as historical sources and anchoring materials for discourse, loaded with intentions in the service of power relations. A work of art is always a saying. And because it is a saying, it can serve countless purposes. As for us, History teachers, we need to be prepared to decipher the meanings and discursive intentions of these images and use them as an instrument for developing the “historian attitude” in our students. The question that drives this research is what would be the discourse and knowledge about the project of constructing the Brazilian national identity materialized in the visual works of art of the 19th century and how reading these works is capable of developing the attitude of a historian in 8th grade students. The broader objective of this research is to investigate how the construction of the feeling of belonging to the ideal of the Brazilian nation took place, based on the reading of visual works of art (paintings) of the 19th century, highlighting what was the discourse materialized in them, in addition to demonstrating that this proposal serves the development of the significant attitude of a historian as advocated by the BNCC. More specifically, we propose to make History teachers and students aware of the technical conditions for them to read and understand their own signs and what is beyond them as well. It is also expected that History teachers can use images more effectively, both as a pedagogical resource in teaching and as historical sources, valuable for understanding the theme. The theoretical analysis of this work dialogues with the concepts of “visual syntax” by Dondis (2015), “aesthetic education” by Schlichta (2006), “discourse analysis” by Foucault (2014) and “historian attitude” by Mauad (2018), among others. As for the methodology, we used a qualitative approach, very close to the Workshop Class model developed by Barca (2004), which undoubtedly has great pedagogical potential. The workshop classes, combining theory and practice, aim to develop image reading and historical understanding skills, based on 5 Brazilian works of art from the 19th century. We hope that this image reading skill will allow History teachers to use images more appropriately, whether as a pedagogical tool in teaching or as a historical source, useful in understanding the process of constructing historical knowledge and capable of developing the historian attitude in students. |
Keywords: | História - Estudo e ensino Alfabetização estética Discurso imagético Identidade nacional Atitude historiadora History teaching Aesthetic literacy Imagistic discourse National identity Historian attitude |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citation: | RAMOS, Amintas Henrique da Silva. Alfabetização estética, discurso imagético e o ensino de história: a construção do projeto de identidade nacional brasileira e o desenvolvimento da atitude historiadora a partir de obras de artes plásticas do século XIX. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21196 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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