Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21206
Document Type: Dissertação
Title: Sequência didática em educação ambiental como instrumento político pedagógico no ensino das ciências ambientais
Authors: Rego, Erica Luedy
Issue Date: 30-Aug-2024
Advisor: Batista, Rosana de Oliveira Santos
Resumo : Por entender a necessidade de uma profunda transformação socioambiental, devido a complexidades resultantes da relação sociedade/natureza e suas consequências degradantes para o meio ambiente, assim como a importância da Educação Ambiental nesse processo, surgiram as inquietações que motivaram essa pesquisa. Enquanto professora e pesquisadora, a finalidade foi fomentar uma educação ambiental crítica que não apenas abordasse a mudança cultural decorrente das questões socioambientais, mas também considerasse transformações sociais abrangentes. Com foco qualiquantitativo, teve como objetivo principal desenvolver uma Sequência Didática sob a temática dos conflitos socioambientais, voltada para o ensino nas Ciências Ambientais e Educação Ambiental, destacando o uso da água e mudanças climáticas, para professores e educadores. Nesse sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica na produção científica das Ciências Ambientais relacionada à elaboração de sequências didáticas, principalmente as baseadas na abordagem teórica da Educação Ambiental Crítica. De acordo com a natureza das fontes utilizadas e tratamento de seu objeto, caracteriza-se por básica ou bibliográfica. Um estudo bibliográfico tipo Estado da Arte que traz dados quantificáveis – números, porcentagens –, embora tenha constituído apenas momento inicial do estudo, não sendo o principal cerne da análise. Quanto aos procedimentos e técnicas o estudo foi documental e bibliográfico, de fontes secundárias. Os objetivos foram exploratórios e descritivos e o Estado da Arte foi utilizado para revisão bibliográfica. O levantamento ocorreu no Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e, sobretudo, no Banco de Dissertações e Produtos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), onde foram encontradas quarenta e sete pesquisas envolvendo Sequência Didática nas Ciências Ambientais, em um universo de quinhentos e trinta e cinco, considerado parte relevante dos estudos, sendo quatorze relacionadas a Educação Ambiental, três a Educação Ambiental Crítica e apenas uma a Conflitos Socioambientais. No geral, somente duas pesquisas abordavam a temática conflitos socioambientais. Uma delas trata de Sequência Didática, o que demonstra lacunas nas abordagens pelas Ciências Ambientais e ressalta a importância de se ampliar estudos sob esse objeto, direcionando esforços na busca pela sustentabilidade. Procedimentos que forneceram informações atualizadas e embasadas em estudos sólidos, contribuindo na compreensão de conceitos, teorias e abordagens críticas da Educação Ambiental. Também ajudaram a identificar hiatos no conhecimento existente e a formular hipóteses enriquecendo a qualidade da pesquisa. A Sequência Didática aborda a temática "Conflitos socioambientais nos caminhos da sustentabilidade" e está disponibilizada como um arquivo digital gratuito e replicável para ser utilizado em ambientes formais e não formais de ensino. Como produto educacional, foi elaborado um material didático que serve como ferramenta política e pedagógica na busca pela transformação socioambiental sustentável, oferecendo orientações para realização das atividades. A Sequência Didática contextualizada nas Ciências Ambientais foi elaborada como produto educativo, compondo um material didático e instrucional digital que atende como ferramenta político pedagógica para professores e educadores. Espera-se contribuir com estratégias educacionais para sensibilizar e promover a ampliação da responsabilidade socioambiental da sociedade através do instrumento educativo proposto.
Keywords: Ciências ambientais
Educação ambiental crítica
Sequência didática
Conflitos socioambientais
Ensino médio integral
Subject CNPQ: OUTROS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
Citation: REGO, Erica Luedy. Sequência didática em educação ambiental como instrumento político pedagógico no ensino das ciências ambientais. 2024. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21206
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERICA_LUEDY_REGO.pdf6,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.