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Tipo de Documento: Dissertação
Título : A produção de jogos educativos com recicláveis e o ensino das ciências ambientais: uma proposta de intervenção pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental
Autor : Oliveira, Rejane Santos
Fecha de publicación : 28-ago-2024
Director(a): Shimada, Shiziele de Oliveira
Resumen: O mundo encontra-se envolto em uma série de problemas socioambientais que afetam diariamente a vida de milhões de pessoas. Nesse cenário delineado pela crise ambiental, a educação configura-se como essencial para a formação de indivíduos que se posicionem de forma crítica frente às questões ambientais. A oferta de uma educação de qualidade, como preconizada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) da Agenda 2030, envolve as aprendizagens acerca das Ciências Ambientais, por meio de ações sustentáveis como o reaproveitamento dos resíduos sólidos, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Em vista disso e considerando-se a realidade vislumbrada no ambiente escolar, em que alguns os alunos descartam os resíduos de modo inadequado dentro da sala de aula, propôs-se como objetivo geral da pesquisa: analisar as contribuições de práticas pedagógicas ambientais, norteadas pelo uso de jogos produzidos com materiais recicláveis, desenvolvidas numa turma do ensino fundamental I, para facilitar a aprendizagem de conceitos como lixo, resíduos sólidos, reutilização, consumismo e problemas ambientais, no âmbito da Educação Ambiental Crítica. Assim sendo, o alcance de tal objetivo se constituiu em ações específicas e ligadas às práticas pedagógicas ambientais e de ludicidade, através do planejamento, desenvolvimento e avaliação de uma intervenção pedagógica na Escola Estadual São Cristóvão localizada em Aracaju/SE. A população-alvo foi composta por alunos na faixa de 6 a 9 anos, matriculados na turma do 1o Ano A da referida instituição educacional. A pesquisa ancorou-se nos pressupostos da Educação Ambiental Crítica, nas discussões acerca da ODS 4 e dos jogos educativos no contexto das práticas pedagógicas ambientais. No tocante à metodologia de investigação, a abordagem da pesquisa é de natureza aplicada e qualitativa. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados a observação, a roda de conversa, os desenhos dos alunos, o diário de campo e o registro fotográfico. O percurso metodológico foi organizado em quatro fases: exploratória, descritiva, análise de dados e composição do produto. Na primeira fase, incluíram-se os estudos bibliográficos sobre o tema em questão. Na segunda, apresentou-se a intervenção propriamente dita, onde foram realizadas as oficinas pedagógicas contemplando momentos de reflexão acerca da problemática ambiental, seleção dos assuntos relacionados ao tema gerador e produção de jogos educativos, a partir do uso de materiais recicláveis. Na terceira fase, desenvolveu-se a avaliação da intervenção pedagógica e na quarta e última fase, a produção de um e-book contendo as sugestões dos jogos produzidos com os alunos ao longo da intervenção pedagógica. Portanto, por meio deste estudo, buscou-se fomentar uma reflexão sobre o papel do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) e sua importância para a sustentabilidade no atual cenário de crise social, econômica, educativa e ambiental, assim como, desenvolver práticas pedagógicas ambientais interdisciplinares voltadas ao ensino das Ciências Ambientais para o ensino fundamental I. Depreende-se que, a partir do desenvolvimento de tais práticas, desde os anos iniciais, pode-se cooperar para que os alunos solucionem situações-problema evidenciadas tanto no espaço escolar quanto em outros ambientes com os quais interajam ao longo das suas vidas.
Resumen : The world is surrounded by a series of socio-environmental problems that affect the lives of millions of people every day. In this scenario outlined by the environmental crisis, education is essential for the training of individuals who take a critical stance towards environmental issues. The provision of quality education, as recommended in Sustainable Development Goal 4 (SDG4) of the 2030 Agenda, involves learning about Environmental Sciences, through sustainable actions such as the reuse of solid waste, from the perspective of Critical Environmental Education. In view of this and considering the reality seen in the school environment, in which some students dispose of waste inappropriately within the classroom, the general objective of the research was proposed: to analyze the contributions of environmental pedagogical practices, guided by use of games produced with recyclable materials, developed in an elementary school class, to facilitate the learning of concepts such as garbage, solid waste, reuse, consumerism and environmental problems, within the scope of Critical Environmental Education.Therefore, achieving this objective consisted of specific actions linked to environmental and playful pedagogical practices, through the planning, development and evaluation of a pedagogical intervention at the São Cristóvão State School located in Aracaju/SE. The target population was made up of students aged 6 to 9 years, enrolled in the 1st year A class of the aforementioned educational institution. The research was anchored in the assumptions of Critical Environmental Education, in discussions about SDG 4 and educational games in the context of environmental pedagogical practices. Regarding the research methodology, the research approach is applied and qualitative in nature. As research instruments, observation, conversation circles, student drawings, field diaries and photographic records were used. The methodological path was organized into four phases: exploratory, descriptive, data analysis and product composition. In the first phase, bibliographical studies on the topic in question were included. In the second, the intervention itself was presented, where pedagogical workshops were held, including moments of reflection on environmental issues, selection of subjects related to the generating theme and production of educational games, using recyclable materials. In the third phase, the evaluation of the pedagogical intervention was developed and in the fourth and final phase, the production of an e-book containing suggestions for games produced with students throughout the pedagogical intervention. Therefore, through this study, we sought to encourage reflection on the role of the Sustainable Development Goal (SDG 4) and its importance for sustainability in the current scenario of social, economic, educational and environmental crisis, as well as developing pedagogical practices interdisciplinary environmental practices aimed at teaching Environmental Sciences for elementary school I. It appears that, from the development of such practices, from the initial years, it is possible to cooperate so that students solve problem situations evident both in the school space and in other environments with which they interact throughout their lives.
Palabras clave : Ciências ambientais
Objetivo de desenvolvimento sustentável 4
Práticas pedagógicas
Jogos educativos
Environmental sciences
Sustainable development goal 4
Pedagogical practices
Educational games
Área CNPQ: OUTROS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
Citación : OLIVEIRA, Rejane Santos. A produção de jogos educativos com recicláveis e o ensino das ciências ambientais: uma proposta de intervenção pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21210
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ciências Ambientais

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