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Tipo de Documento: Monografia
Título : Professores da rede pública estadual de Sergipe e principais agravos à sua saúde: por que eles se afastam da sala de aula?
Autor : Almeida, Rodrigo Oliveira
Fecha de publicación : 2018
Director(a): Dantas, Rosa Amélia Andrade
Resumen: Introdução: A docência, não raro, é exercida em condições que propiciam o adoecimento, causa frequente de afastamento do ambiente de trabalho, com impactos negativos na educação. Objetivos: Buscou-se identificar, segundo a CID- 10, as principais causas de afastamento por motivo de doença entre professores da rede pública estadual de Sergipe, além de construir uma série temporal de tais afastamentos. Método: Trata-se de pesquisa epidemiológica retrospectiva, baseada em dados secundários, em que foram analisados 15.894 registros de laudos periciais, datados de 2010 a 2017. A perícia médica é pré-requisito para o afastamento do professor para tratamento de saúde. Tais registros foram levantados pelo setor de informática da Perícia Médica do Estado de Sergipe. Resultados: 941.866 dias não trabalhados foram contabilizados no período em estudo. Professores do sexo feminino, com mais de 40 anos e com maior tempo de docência foram responsáveis pela maior parcela dos dias de afastamento. Fatores influenciadores do estado de saúde (20,92%), transtornos mentais (20,24%), neoplasias (17,8%), licenças-maternidade e condições afins (12,29%), além de doenças osteomusculares (9,46%), foram as principais causas. Na série temporal, houve tendência à diminuição do número total de dias de afastamento. Conclusão: O absenteísmo-doença entre os professores pesquisados é um fenômeno que merece atenção. Os dados, em geral, são concordantes com a literatura e podem auxiliar no planejamento de ações direcionadas à saúde desse grupo profissional.
Resumen : Background: Teaching is often carried out under circumstances which lead to illness. This is a frequent cause of withdrawal from the work environment, with negative impacts on education. Aims: We aimed to identify, using the ICD-10, the main causes of sick leave amongst teachers from state public schools in Sergipe, besides constructing a time series of such withdrawals. Methods: This is a retrospective epidemiological research, based on secondary data, which analysed 15,894 social security medical expert reports, dated from 2010 to 2017. Medical expert evaluations are a prerequisite for teacher withdrawals for health treatment. These records were collected by the IT department of the Social Security Medical Board of Sergipe, Brazil. Results: 941,866 lost (non worked) days were recorded in the period studied. Female teachers, older than 40 years of age and with more teaching experience were responsible for the greater portion of the sick leave days. Factors influencing health status (20.92%), mental disorders (20.24%), neoplasms (17.8%), maternity leave and related conditions (12.29%) and musculoskeletal diseases (9.46%), were the main causes. In the time series, there was a tendency of decrease in the total number of non worked days. Conclusion: Sickness absenteeism amongst the teachers studied is a phenomenon deserving attention. The obtained data, in general, were concordant with the literature and could serve as a tool for planning actions aimed at the health of this professional group.
Palabras clave : Absenteísmo
Saúde do trabalhador
Professores
Absenteeism
Occupational health
School teachers
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial
Citación : ALMEIDA, Rodrigo Oliveira. Professores da rede pública estadual de Sergipe e principais agravos à sua saúde: por que eles se afastam da sala de aula?. 2018. 62f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2018.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21293
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