Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21413
Document Type: Dissertação
Title: Cartilha de prompts: o uso de inteligência artificial generativa no planejamento pedagógico do ensino de história
Authors: Aragão, Rômulo Gois de
Issue Date: 24-Feb-2025
Advisor: Santos, Fábio Alves dos
Resumo : Este trabalho busca contribuir para o planejamento pedagógico do Ensino de História utilizando a Inteligência Artificial Generativa (IAGen) ChatGPT. A pesquisa foca no estudo do potencial do ChatGPT no ensino de História, propondo como produto uma "Cartilha de Prompts" para orientar outros professores na compreensão e elaboração de prompts. Exemplarmente, a ferramenta foi testada na elaboração de atividades voltadas para o Primeiro Quadrimestre do 1o ano do Ensino Médio. O objetivo é tornar as tarefas mecânicas da docência menos exaustivas, promovendo uma pequena (auto)formação docente. Este trabalho considerará as competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), que dialoguem com o conceito de "Consciência Histórica" (Rüsen, 2015). A conclusão da pesquisa demonstra que é possível integrar o ensino de História e a Inteligência Artificial, desde que existam condições técnicas estruturais adequadas, além do domínio das competências relacionadas ao letramento digital, multiletramentos e uma visão transdisciplinar por parte dos professores de História.
Abstract: This work aims to contribute to the pedagogical planning of History teaching using Generative Artificial Intelligence (GenAI), specifically ChatGPT. The research focuses on studying the potential of ChatGPT in History education, proposing a "Prompt Guide" as a product to assist other teachers in understanding and creating prompts. As an example, the tool was tested in designing activities for the First Quarter of the 1st year of high school. The goal is to make the mechanical tasks of teaching less exhausting, fostering a small degree of teacher (self)development. This work will consider the competencies and skills outlined in the National Common Curricular Base (BNCC), the National Curriculum Parameters (PCN), and the Bahia Curricular Reference Document (DCRB), aligning with the concept of "Historical Consciousness" (Rüsen, 2015). The research concludes that it is possible to integrate History teaching and Artificial Intelligence, provided there are adequate technical and structural conditions, as well as proficiency in competencies related to digital literacy, multiliteracies, and a transdisciplinary perspective on the part of History teachers.
Keywords: Ensino - História
Planejamento pedagógico
Inteligência artificial generativa
Cartilha de prompts
Formação docente
History - Teaching
Pedagogical planning
Generative artificial intelligence
Prompt guide
Teacher training
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: ARAGÃO, Rômulo Gois de. Cartilha de prompts: o uso de inteligência artificial generativa no planejamento pedagógico do ensino de história. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21413
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMULO_GOIS_ARAGAO.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.