Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21419
Document Type: Dissertação
Title: Velhas e novas religiões em Star Trek: tradições, elementos religiosos e crenças presentes nas narrativas e ambientação da primeira temporada da série Sci-Fi Star Trek série original
Authors: Santana, Marília Fonsêca de Carvalho
Issue Date: 29-Aug-2024
Advisor: Bonfim, Luís Américo Silva
Resumo : Em 1966 o produtor e roteirista Gene Roddenberry criou a série de ficção científica Star Trek. Após três temporadas e 79 episódios, a tripulação da Enterprise, nome da nave estelar, se transformou num símbolo do gênero sci-fi e gerou uma franquia com 11 séries derivadas e 13 filmes passados neste universo ficcional. A narrativa audiovisual em pauta foi construída tanto por analogias e metáforas pautadas por elementos documentais etnológicos dos diferentes povos e grupos catalogados pela antropologia moderna e ocidental do Planeta Terra, quanto por referentes ficcionais que construíram mundos e seres fantásticos e imaginários, além da potência criadora e inovadora dos próprios autores. Desse modo, é possível dizer que os roteiros e a iconografia de Star Trek evidenciam influências de tradições religiosas e filosóficas da história da humanidade. O objetivo deste estudo é descrever e analisar os sistemas legitimados de crenças e algumas dimensões das linguagens religiosas a partir da análise fílmica da primeira temporada da obra de ficção científica Star Trek: Série Original. A metodologia escolhida é baseada no desenho do estudo descritivo e analítico, desenvolvido a partir das seguintes etapas: fundamentação teórica; análise fílmica dedutiva de conteúdo narrativo e semiótico da primeira temporada da série; criação de quadro sinóptico dos 30 episódios da primeira temporada; cruzamento de elementos religiosos identificados na revisão de literatura e da perspectiva fenomenológica em comparativo aos encontrados na franquia; e, por fim, o desenvolvimento da análise feita com base nos elementos religiosos identificados nos cinco episódios amostrais selecionados a partir de critérios estabelecidos. Após a análise dedutiva e argumentativa dos episódios e uso metodológico do Quadro Sinóptico, há capacidade de reprodução do processo metodológico utilizado neste estudo na decodificação de elementos da linguagem religiosa em outros roteiros da franquia, assim como em outras obras audiovisuais seriadas.
Abstract: In 1966, producer and screenwriter Gene Roddenberry created the science fiction series Star Trek. After three seasons and 79 episodes, the crew of the Enterprise, the name of the starship, became a symbol of the sci-fi genre and generated a franchise with 11 derivative series and 13 films set in this fictional universe. The audiovisual narrative in question was constructed both by analogies and metaphors based on ethnological documentary elements of the different peoples and groups cataloged by modern and western anthropology of Planet Earth, as well as by fictional referents that constructed fantastic and imaginary worlds and beings, in addition to the creative and innovation by the authors themselves. In this way, it is possible to say that the scripts and iconography of Star Trek show influences from religious and philosophical traditions in the history of humanity. The objective of this study is to describe and analyze the legitimized belief systems and some dimensions of religious languages based on the film analysis of the first season of the science fiction work Star Trek: Original Series. The chosen methodology is based on the descriptive and analytical study design , developed from the following steps: theoretical foundation; deductive film analysis of narrative and semiotic content from the first season of the series; creation of a summary table of the 30 episodes of the first season; crossing religious elements identified in the literature review and the phenomenological perspective in comparison to those found in the franchise; and, finally, the development of the analysis based on the religious elements identified in the five sample episodes selected based on established criteria. After the deductive and argumentative analysis of the episodes and methodological use of the Synoptic Table, there is the ability to reproduce the methodological process used in this study in decoding elements of religious language in other scripts in the franchise, as well as in other serial audiovisual works.
Keywords: Star trek
Elementos da linguagem religiosa
Análise fílmica
Ficção científica
Elements of religious language
Film analysis
Science fiction
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citation: SANTANA, Marília Fonsêca de Carvalho. Velhas e novas religiões em Star Trek: tradições, elementos religiosos e crenças presentes nas narrativas e ambientação da primeira temporada da série Sci-Fi Star Trek série original. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21419
Appears in Collections:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARILIA_FONSECA_CARVALHO_SANTANA.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.