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Document Type: Dissertação
Title: A ética no campo midiático: influenciadores digitais na rede social instagram
Authors: Silva, Nauan Souza
Issue Date: 27-Nov-2020
Advisor: Zacchi, Vanderlei José
Resumo : O avanço tecnológico e o crescimento do uso de redes sociais estão cada vez maior, gerando novas profissões como os influenciadores digitais, os youtubers, os couches etc. A partir disso, alguns questionamentos são levantados sobre a ética dos usuários de redes sociais. Nesta pesquisa, a mídia social em evidência é o Instagram e seus instagrammers, em especial cinco influenciadores digitais, cujo critério de escolha foi a quantidade de seguidores e a residência ser em Aracaju - Se. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a ética dos influenciadores digitais, com foco na sociedade maquínica (NOVAES, 2003) e na sociedade do espetáculo, na qual estamos inseridos nos dias atuais. Com base em autores como Novaes (2003), que investiga sobre manipulação da ciência quanto ao homem e suas consequências, Butler (1990), Pennycook (2006), com estudos sobre performatividade e identidade, Debord (1967) e Jenkins (2009), que abordam sobre a era da tecnologia e o uso de mídias sociais de maneiras distintas, e Bauman (2018) e James (2014), que levantam teorias sobre a ética e a moral na sociedade. Em suma, o presente trabalho promove reflexão sobre a ética do ator social que atua no âmbito digital, através do qual possui contato e influência sobre outras pessoas, os seguidores.
Abstract: Technological advances and the growth in the use of social networks are increasing, generating new professions such as digital influencers, youtubers, couches etc. From this, some questions are raised about the ethics of social network users. In this research, the social media in evidence is Instagram and its instagrammers, especially five digital influencers, whose choice criterion was the number of followers and the residence being in Aracaju - Se. The present work aims to reflect on the ethics of digital influencers, focusing on the machinic society (NOVAES, 2003) and the society of the spectacle, in which we are inserted today. Based on authors such as Novaes (2003), who investigates the manipulation of science regarding man and its consequences, Butler (1990), Pennycook (2006), with studies on performativity and identity, Debord (1967) and Jenkins (2009), who approach the era of technology and the use of social media in different ways, and Bauman (2018) and James (2014), who raise theories about ethics and morals in society. In short, the present work promotes reflection on the ethics of the social actor who works in the digital sphere, through which he has contact and influence on other people, the followers.
Keywords: Ética
Tecnologia
Influenciadores digitais
Interação social
Redes de comunicação
Conexão
Ethic
Technology
Digital influencers
Social interaction
Communication networks
Connection
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Letras
Citation: SILVA, Nauan Souza. A ética no campo midiático: influenciadores digitais na rede social instagram. 2020. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21432
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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