Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21433
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Design educacional baseado em pesquisa : jogo didático para o letramento ecológico |
Autor(es): | Oliveira, Ana Beatriz de Jesus |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Orientador: | Carmo, Ricardo Santos do |
Resumo: | A definição do Antropoceno como uma nova época geológica destaca o domínio de uma espécie, os humanos, sobre todas as outras, através de eventos de domesticação, desmatamento, agricultura, urbanização e mineração. O declínio significativo na biodiversidade global é uma evidência dessa nova época. Para mitigar o problema, assumimos a tese de que o letramento ecológico é um dos objetivos do ensino de ecologia. Contudo, as atividades existentes para o ensino de ecologia tendem a enfatizar os aspectos da ludicidade e da memorização, mas isso é insuficiente para a tomada de decisão em questões que envolve a biodiversidade. Este estudo visa o letramento ecológico através de um jogo didático que explora o caráter observacional da ecologia e processos cognitivos de ordem superior, tais quais: entender, analisar e avaliar. A construção do jogo se baseia na metodologia do design educacional baseado em pesquisa. As perguntas que movimentam o jogo foram elaboradas a partir da Taxonomia de Bloom Revisada e versam sobre ecologia de lagartos e conhecimentos etnoherpetológicos. O jogo didático é o resultado desse trabalho e contribui para professores dos níveis fundamental e médio de escolaridade explicarem e avaliarem as relações entre as ações antrópicas, principalmente urbanização, e a conservação de espécies de lagartos. |
Abstract: | The definition of the Anthropocene as a new geological epoch underscores the dominance of a single species – humans – over all others, driven by domestication, deforestation, agriculture, urbanization, and mining. A marked decline in global biodiversity serves as evidence of this era. To address this issue, we adopt the thesis that ecological literacy should be a primary goal of ecology education. However, existing ecology teaching activities often prioritize playfulness and memorization, which are insufficient for informed decision-making on biodiversity issues. This study aims to foster ecological literacy through an educational game that emphasizes the observational nature of ecology and higher-order cognitive processes such as understanding, analyzing, and evaluating. The game's development follows the research-based educational design methodology, with questions structured according to Bloom's Revised Taxonomy, covering lizard ecology and ethnoherpetological knowledge. The resulting educational game offers teachers a resource to explain and assess the relationships be tween human actions, especially urbanization, and the conservation of lizard species for elementary and high school education. |
Palavras-chave: | Ensino de ecologia Letramento ecológico Taxonomia revisada de Bloom Ecology teaching Ecological literacy Bloom's Revised Taxonomy |
área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBCI - Departamento de Biociencias - Presencial |
Citação: | OLIVEIRA, Ana Beatriz de Jesus. Design educacional baseado em pesquisa: jogo didático para o letramento ecológico. Itabaiana, 2024. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Ciências Biológicas, Campus Universitário Professor Alberto de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21433 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana_Beatriz_Jesus_Oliveira.pdf | 471,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.