Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21434
Tipo de Documento: Monografia
Título: Análise de questões de biologia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pela Taxonomia de Bloom Revisada
Autor(es): Moraes Júnior, Reginaldo Souza
Data do documento: 26-Fev-2025
Orientador: Carmo, Ricardo Santos do
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado, em 1998, para nortear as diretrizes curriculares para o nível médio de escolaridade no Brasil, contribuir para os estudantes autoavaliarem suas aprendizagens, e substituir os ‘vestibulares’ como testes tradicionais de admissão nas universidades, considerados apenas classificatórios. Apesar desse escopo amplo, o ENEM se consolidou mesmo como principal via de seleção para a educação superior, com ampla aceitação da sociedade. Nesse sentido, para se distanciar dos testes tradicionais, ou seja, para selecionar e ao mesmo tempo avaliar a capacidade de raciocínio, foi introduzida uma escala de habilidade para a elaboração dos itens. No ano 2009, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) implementou mudanças no ENEM, tais como a redução do caráter interdisciplinar dos itens, o aumento do número de competência e habilidades, e a adoção da teoria da resposta ao item. Existem diversas pesquisas sobre como os conteúdos são abordados no ENEM, mas escassez de trabalhos sobre a qualidade do exame em avaliar os raciocínios que pretende avaliar. O presente trabalho visa superar essa lacuna no campo da Biologia, ao oferecer uma análise dos raciocínios ou processos cognitivos e dos conhecimentos explorados nos itens do ENEM original e do ENEM novo. Essa lacuna prejudica o trabalho dos professores em sala de aula, pois eles utilizam as questões do exame em suas aulas e nas avaliações internas. Para isso, utilizamos a Taxonomia de Bloom Revisada (TBR) como referência central. Os achados que respondem diretamente ao objetivo da pesquisa mostram um padrão de abordagem dos raciocínios de entendimento e lembrança, que são raciocínios de ordem inferior. Esses achados referentes ao exame brasileiro estão em linha com os achados internacionais sobre objetivos educacionais em currículos para a educação científica. Contudo, existem diferenças relevantes, considerando que a Finlândia e a República Tcheca excluíram toda abordagem de memorização de seus currículos. No que concerne aos tipos de conhecimentos, o ENEM enfatiza o conhecimento conceitual e, secundariamente, o conhecimento factual na área de Biologia. Tal realce no conhecimento conceitual notado no ENEM também é encontrado nos currículos de ciências de outros países. Por outro lado, a ênfase brasileira no conhecimento conceitual contrasta com o destaque no conhecimento procedimental dado pela Finlândia e Taiwan. Os resultados desta pesquisa podem ser utilizados por professores no planejamento de aulas e avaliações, bem como desenvolvimento de itens de teste alinhados com o currículo oficial. Também os próprios formuladores dos itens podem refletir sobre a ênfase em habilidades cognitivas inferiores no exame nacional brasileiro.
Abstract: The National High School Exam (ENEM), created in 1998, was designed to guide Brazil’s high school curricular guidelines, support students in self-assessing their learning, and replace the traditional vestibulares, which were merely classificatory university admission tests. Over time, ENEM has become the primary selection mechanism for higher education and has gained broad societal acceptance. To differentiate itself from traditional exams by assessing both the selection criteria and reasoning ability, a proficiency scale was introduced for item development. In 2009, the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP) implemented Changes that reduced the interdisciplinary nature of the items, increased the number of competencies and skills, and adopted the item response theory. While numerous studies have examined ENEM’s content approach, few have assessed the effectiveness of the exam in evaluating the reasoning skills that it aims to measure. This study addresses this gap by analyzing the cognitive processes and types of knowledge explored in ENEM’s original and revised biology items using Revised Bloom’s Taxonomy (RBT) as a framework. The findings revealed a predominant focus on lower-order reasoning skills, particularly recall and understanding, a pattern consistent with international assessments of science education curricula. However, while countries such as Finland and the Czech Republic have eliminated memorization-based approaches, ENEM continues to emphasize concepts and, to a lesser extent, factual knowledge in biology. This contrasts with Finland and Taiwan, where procedural knowledge is prioritized. These insights can support teachers in lesson planning and assessment design as well as inform item developers in refining the cognitive demands of Brazil’s national exam.
Palavras-chave: Biologia
Taxonomia de Bloom Revisada
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Revised Bloom’s Taxonomy
Biology teaching
Ciências biológicas
Ensino superior
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBCI - Departamento de Biociencias - Presencial
Citação: MORAES JÚNIOR, Reginaldo Souza. Análise de questões de biologia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pela Taxonomia de Bloom Revisada. Itabaiana, 2025. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Ciências Biológicas, Campus Professor Alberto de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21434
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reginaldo_Souza_Moraes_Júnior.pdf804,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.