Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21496
Tipo de Documento: Artigo
Título : Saberes docentes para a tutoria a distância: propondo o ensino online prático-reflexivo
Autor : Santos, Elissandra Silva
Schneider, Henrique Nou
Fecha de publicación : nov-2013
Resumen: O presente artigo é fruto da Dissertação de Mestrado desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe a qual teve como objetivo fazer uma reflexão uma reflexão acerca da epistemologia da prática docente no ensino online a partir de Maurice Tardif, Donald Schön, Phillipe Perrenoud e Edgar Morin. Para este artigo fizemos um recorte do que foi feito na Dissertação optando em analisar os saberes docentes para a Tutoria a Distância no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), a partir do viés teórico da “epistemologia da prática profissional dos professores” refletidos por Tardif (2007) e do “ensino prático reflexivo” discutido por Schön (2000). Metodologicamente, esse estudo apresenta-se como um construto teórico de natureza qualitativa sob o enfoque fenomenológico filosófico subjetivista-compreensivista que nos permitiu fazer uma reflexão teórica sobre nossa prática pedagógica na Tutoria a Distância enquanto fenômeno educacional num AVEA – aqui se configurando como campo empírico. Para identificar o fenômeno das interações construídas no AVEA em seus aspectos objetivos e subjetivos, recorri à caracterização de “fenômeno” feita por Lofland (1971). Como resultado, esta pesquisa apresenta uma reflexão crítica sobre o papel da tutoria a distância no ensino online e propõe um conjunto de saberes para a prática docente do professor-tutor com o intuito de promover a construção da aprendizagem reflexiva e formativa no AVEA.
Palabras clave : Tutoria a distância
Saberes docentes
Ensino prático-reflexivo
ISSN : 2316-6517
Es parte de: IJKEM
Idioma : por
Institución / Editorial : Universidade Federal de Santa Catarina
Citación : SANTOS, E. S.; SHCNEIDER, H. N. Saberes docentes para a tutoria a distância: propondo o ensino online prático-reflexivo. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 135-162, nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ijkem/article/view/81732/46408. Acesso em: 31 mar. 2025.
License: Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21496
Aparece en las colecciones: DCOMP - Artigos de periódicos
DED - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SaberesDocentesTutoriaDistancia.pdf670,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.