Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21497
Tipo de Documento: Artigo
Título : EAD: percepções de tutores a distância
Autor : Soeira, Elaine dos Reis
Schneider, Henrique Nou
Fecha de publicación : nov-2013
Resumen: Este artigo foi elaborado a partir da dissertação Mediação da aprendizagem colaborativa – percepções de tutores a distância, defendida na Universidade Federal de Sergipe, no Programa de Pós-Graduação em Educação, no ano de 2013. O objeto do estudo foi a percepção de tutores a distância sobre a mediação da aprendizagem colaborativa, isto é, foram convidados a pensar sobre as suas práticas de tutoria, para que fosse possível pensar como a docência é um elemento em construção nas práticas de tutoria. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, apoiada na Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontaram que a docência é um processo que vem se firmando nas práticas de tutoria, isto é, a maioria dos tutores rejeita a condição de “tarefeiro” e buscam formas de poder exercer a docência de forma pela no contexto da EaD. Alguns pontos merecem uma investigação mais aprofundada para que seja ampliado o debate sobre a formação específica e sobre as práticas de tutoria a fim de compreender a complexa relação entre a formação inicial, a formação continuada e o exercício da docência.
Palabras clave : Aprendizagem colaborativa
Mediação
Tutoria a distância
ISSN : 2316-6517
Es parte de: IJKEM
Idioma : por
Institución / Editorial : Universidade Federal de Santa Catarina
Citación : SOEIRA, E. R.; SHCNEIDER, H. N. EAD: percepções de tutores a distância. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 109-134, nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ijkem/article/view/81733/46409. Acesso em: 31 mar. 2025.
License: Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21497
Aparece en las colecciones: DCOMP - Artigos de periódicos
DED - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EadPercepcaoTutores.pdf853,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.