Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21497
Tipo de Documento: | Artigo |
Título : | EAD: percepções de tutores a distância |
Autor : | Soeira, Elaine dos Reis Schneider, Henrique Nou |
Fecha de publicación : | nov-2013 |
Resumen: | Este artigo foi elaborado a partir da dissertação Mediação da aprendizagem colaborativa – percepções de tutores a distância, defendida na Universidade Federal de Sergipe, no Programa de Pós-Graduação em Educação, no ano de 2013. O objeto do estudo foi a percepção de tutores a distância sobre a mediação da aprendizagem colaborativa, isto é, foram convidados a pensar sobre as suas práticas de tutoria, para que fosse possível pensar como a docência é um elemento em construção nas práticas de tutoria. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, apoiada na Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontaram que a docência é um processo que vem se firmando nas práticas de tutoria, isto é, a maioria dos tutores rejeita a condição de “tarefeiro” e buscam formas de poder exercer a docência de forma pela no contexto da EaD. Alguns pontos merecem uma investigação mais aprofundada para que seja ampliado o debate sobre a formação específica e sobre as práticas de tutoria a fim de compreender a complexa relação entre a formação inicial, a formação continuada e o exercício da docência. |
Palabras clave : | Aprendizagem colaborativa Mediação Tutoria a distância |
ISSN : | 2316-6517 |
Es parte de: | IJKEM |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Universidade Federal de Santa Catarina |
Citación : | SOEIRA, E. R.; SHCNEIDER, H. N. EAD: percepções de tutores a distância. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 109-134, nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ijkem/article/view/81733/46409. Acesso em: 31 mar. 2025. |
License: | Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21497 |
Aparece en las colecciones: | DCOMP - Artigos de periódicos DED - Artigos de periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EadPercepcaoTutores.pdf | 853,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.