Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21576
Tipo de Documento: Monografia
Título: Os desafios da atividade Social Media em uma ambiência de inteligência artificial
Autor(es): Bezerra, Camila Gomes
Data do documento: 13-Fev-2025
Orientador: Braga, Claudomilson Fernandes
Resumo: O trabalho em questão objetiva mostrar quais são os desafios enfrentados pelos profissionais de Comunicação Social e de outras áreas, que atuam na atividade de Social Media. A atividade, além de muito atual, tem ocupado espaço no eixo de mercado de trabalho que envolve todos os profissionais da área, sobretudo, após o “boom” revolucionário das redes sociais digitais. Neste sentido, a pesquisa busca analisar a profissão de Social Media no contexto do marketing, avaliando os benefícios e os desafios em escolher essa carreira, além de identificar os desafios que a atividade tem se deparado com espaços que se relacionam com a ambiência da inteligência artificial. Com relação a metodologia, foi utilizado o método exploratório por meio de uma pesquisa quantitativa aplicada a profissionais que atuam como social media. A coleta foi aplicada via formulário enviado com o apoio do WhatsApp. Os resultados da pesquisa indicam que os desafios da atividade de Social Media se relacionam diretamente com as expectativas dos clientes; a fragilidade do mercado de trabalho e a rapidez com relação às mudanças tecnológicas. Indicam ainda que a IA não tem se constituído, até então, como um entrave para a atividade e sim uma ferramenta auxiliar. E por fim, que a atividade de social media tem se constituído em uma atividade profissional com potencial de se estabelecer de modo regulamentado no mercado de trabalho.
Abstract: The study aims to show the challenges faced by professionals in Social Communication and other areas who work in Social Media. In addition to being very current, this activity has been gaining ground in the job market that involves all professionals in the area, especially after the revolutionary boom of digital social networks. In this sense, the research seeks to analyze the Social Media profession in the context of marketing, evaluating the benefits and challenges of choosing this career, in addition to identifying the challenges that the activity has faced in spaces that are related to the environment of artificial intelligence. Regarding the methodology, the exploratory method was used through a quantitative survey applied to professionals who work in social media. The collection was applied via a form sent with the support of WhatsApp. The results of the research indicate that the challenges of the Social Media activity are directly related to customer expectations; the fragility of the job market and the speed with regard to technological changes. They also indicate that AI has not constituted, until now, an obstacle to the activity but rather an auxiliary tool. And finally, that social media activity has become a professional activity with the potential to establish itself in a regulated manner in the job market.
Palavras-chave: Publicidade
Ensino superior (UFS)
Inteligência artificial (IA)
Comunicação de massa
Mídias sociais
Marketing
Social Media
Propaganda
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencial
Citação: Bezerra, Camila Gomes. Os desafios da atividade Social Media em uma ambiência de inteligência artificial. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduaçao em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21576
Aparece nas coleções:Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila_Gomes_Bezerra.pdf797,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.