Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21661
Tipo de Documento: Monografia
Título: Programa de Assistência Estudantil e política de cortes : inviabilização do acesso e permanência de estudantes na Universidade Federal de Sergipe (2015 - 2022)
Autor(es): Santos, Maria Grazielle Carregosa
Data do documento: 11-Abr-2024
Orientador: Santos, Vera Núbia
Resumo: O objeto que move essa investigação científica volta-se para à Assistência Estudantil no seu contexto histórico e os impactos causados pelas propostas neoliberais governamentais na atualidade. Tem como objetivo analisar a assistência estudantil a partir da lógica neoliberal adotada pelos governos brasileiros, tendo em vista a mercadorização da educação superior no Brasil, e como objetivos específicos do estudo empreendido: analisar os impactos causados pelo neoliberalismo sobre a educação; compreender o perfil socioeconômico dos estudantes nas universidades, de acordo com pesquisas realizadas pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE); e refletir diante da problemática de cortes, acrescida da ampliação de vagas, gerando uma incoerência em relação a uma ampliação de vagas para o ingresso nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e a ausência de investimentos financeiros para garantir uma educação de qualidade e democrática. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratória qualitativa, bibliográfica e documental realizada a partir do levantamento em artigos e livros, como também em jornais, documentos oficiais e dados levantados na internet. Os dados coletados foram relativos ao período de 2015-2022, dada a intensificação do processo de minimalismo do Estado. Os resultados mostram o processo de expansão das instituições de ensino superior, públicas e privadas, em consonância com a lógica neoliberalista. A assistência estudantil segue o processo de focalização compatível com a lógica neoliberal vigente que secciona as políticas sociais, impondo limites orçamentários para a esfera pública numa aparente mudança. Esta pesquisa também revelou a necessidade de problematizar a ausência de investimentos na educação superior, bem como evidenciou a sua progressiva mercadorização, o que contribui massivamente para a inviabilização do acesso e permanência dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior Públicas, como é a situação da Universidade Federal de Sergipe.
Palavras-chave: Serviço social
Ensino superior (UFS)
Assistência estudantil (UFS)
Políticas educacionais (Inclusão)
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE)
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencial
Citação: Santos, Maria Grazielle Carregosa. Programa de Assistência Estudantil e política de cortes : inviabilização do acesso e permanência de estudantes na Universidade Federal de Sergipe (2015 - 2022). São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21661
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Grazielle_Carregosa_Santos.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.