Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21714
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Reprodução social e cultural: as contribuições de Bourdieu para o campo educacional
Autor : Rosa, Denise Cristina Silva
Fecha de publicación : oct-2024
Resumen: Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as contribuições da teoria de Bourdieu para o campo educacional, enfatizando a sua teoria dos capitais e da reprodução que vigora o sistema escolar. Assim, esse trabalho se propõe, a possibilidade de internalizarmos e nos apropriarmos das contribuições de Bourdieu para o campo educacional, dando ênfase as discussões sobre reprodução cultural e social, vinculada a economia das trocas simbólicas. Para tanto, o artigo pôde destacar as contribuições e apontar alguns limites da Sociologia da Educação de Bourdieu. Assim, esse artigo foi estruturado de tal maneira, que pudéssemos ter uma melhor compreensão da teoria de Bourdieu, onde inicialmente apresentamos uma abordagem biográfica sobre o referido teórico, em seguida, discorremos sobre os três conceitos fundamentais: campo, habitus e capital para compreendermos o mundo social, como também, uma abordagem teórica sobre a reprodução social e cultural em Bourdieu e, por fim, levantamos algumas críticas acerca da teoria do autor, sob o olhar de alguns intelectuais do seu tempo.
Resumen : This article aims to reflect on the contributions of Bourdieu's theory to the educational field, emphasizing his theory of capital and reproduction that prevails in the school system. Thus, this work proposes the possibility of internalizing and appropriating Bourdieu's contributions to the educational field, emphasizing the discussions on cultural and social reproduction, linked to the economy of symbolic exchanges. Therefore, the article was able to highlight the contributions and point out some limits of Bourdieu's Sociology of Education. Thus, this article was structured in such a way that we could have a better understanding of Bourdieu's theory, where initially we present a biographical approach on the referred theorist, then we discuss the three fundamental concepts: field, habitus and capital to understand the social world, as well as a theoretical approach to social and cultural reproduction in Bourdieu and, finally, we raise some criticisms about the author's theory, under the eyes of some intellectuals of his time.
Palabras clave : Sociologia da educação (campo educacional)
Teoria dos capitais
Reprodução
Trocas simbólicas
Sociology of education (educational field)
Capital theory
Reproduction
Symbolic exchanges
ISSN : 2526-3013
Es parte de: Anais do V Seminário Nacional de Sociologia do PPGS/UFS - Sociologia e internacionalização: explorando novos horizontes e desafios
Idioma : por
Institución: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citación : ROSA, D. C. S. Reprodução social e cultural: as contribuições de Bourdieu para o campo educacional. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DO PPGS/UFS, 5., 2024, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: PPGS/UFS, 2024.
License: Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21714
Aparece en las colecciones: GT 3 - Trabalho, educação e sociedade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ReproducaoSocialCulturalBourdieu.pdf276,07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.