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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Profissionalização dos partidos, mídias digitais e política em Sergipe
Autor(es): Alves, Francisco Emanuel Silva Meneses
Data do documento: Out-2024
Resumo: O presente estudo abrange os profissionais que administram as mídias sociais digitais nos partidos políticos com ênfase na relação entre os usos dessas e o trabalho desses profissionais, seja no uso dos websites ou das mídias sociais digitais como Instagram, Youtube, TikTotk, Facebook, X, entre outras. Em Sergipe quem usa mais as TICs? À esquerda ou a direita? Qual a importância de ter um perfil nessas mídias? Quem são os responsáveis pelas publicações nos perfis dos partidos? Qual a sua origem social? Como ingressaram no diretório? Qual a formação educacional/profissional? Qual a diferença no trabalho desses responsáveis no período eleitoral e nos períodos comuns? Quais as funções desempenhadas por esses profissionais? Retoma-se aqui uma dimensão pouco vislumbrada para os estudos sobre os processos de profissionalização da atividade política, já que a maioria dos estudos focaliza apenas os políticos profissionais que ocuparam ou ocupam cargos eletivos na esfera executiva e legislativa e a isso se estende também o estudo do uso das mídias sociais por políticos profissionais detentores de mandatos em detrimento dos partidos.
Abstract: The present study covers professionals who manage digital social media in political parties with an emphasis on the relationship between their uses and the work of these professionals, whether in the use of websites or digital social media such as Instagram, Youtube, TikTotk, Facebook, among others. In Sergipe, who uses ICTs the most? Left or right? How important is it to have a profile in these media? Who is responsible for publishing party profiles? What is your social origin? How did you join the directory? What is your educational/professional background? What is the difference in the work of these responsible during the electoral period and in ordinary periods? What functions do these professionals perform? Here we return to a dimension little seen in studies on the processes of professionalization of political activity, since most studies focus only on professional politicians who held or hold elected positions in the executive and legislative spheres, and the study also extends to this the use of social media by professional politicians holding mandates to the detriment of parties.
Palavras-chave: Partidos políticos
Mídias sociais digitais
Profissionalização da política
Political parties
Digital social media
Professionalization of politics
ISSN: 2526-3013
Parte de : Anais do V Seminário Nacional de Sociologia do PPGS/UFS - Sociologia e internacionalização: explorando novos horizontes e desafios
Idioma: por
Sigla da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citação: ALVES, F. E. S. M. Profissionalização dos partidos, mídias digitais e política em Sergipe. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DO PPGS/UFS, 5., 2024, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: PPGS/UFS, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21755
Aparece nas coleções:GT 5 - Dinâmicas de poder e práticas políticas

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