Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21762
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | A intersecção entre as categorias raça, classe e gênero no contexto do acolhimento institucional |
Authors: | Santos, Raiane de Jesus |
Issue Date: | Oct-2024 |
Resumo : | Este trabalho é oriundo dos resultados obtidos com a pesquisa desenvolvida no mestrado em Sociologia, mesclando aspectos que seguem sendo investigados atualmente no doutorado. O contexto do acolhimento remonta a diferentes períodos da história do Brasil, por essa via, é comum que muitos termos tenham sido utilizados de maneira distinta, enquadrando a realidade de um determinado tempo e espaço. As práticas de internação, como ficaram conhecidas no século XVIII, tiveram início no período da colonização. Tais práticas, por ganharem espaço num período cuja distinção entre raça e classe ganhava força, culminou também na condição de gênero enquanto fator importante para se pensar os modos de internação, como era denominado na época. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva trazer reflexões sobre o modo com as categorias raça, classe e gênero se interconectam no aspecto histórico do acolhimento, trazendo esta análise para a atualidade e observando o impacto que essas práticas e distinções trazem para o momento presente. As categorias que aqui aparecem como primordiais do ponto de vista da análise, permanecem caminhando lado a lado no momento presente. Primeiro a condição de raça enquanto fator para que muitas crianças e adolescentes tenham sido alvo de processos de limpeza social, sobretudo com o funcionamento dos códigos de menores (1927 e 1979), sem esquecer a época (período colonial) em que o fenômeno do acolhimento ganhou espaço. A condição de classe se interconecta por alguns fatores e um deles ainda prevalece: a vulnerabilidade socioeconômica de muitas famílias, onde gerava nas autoridades jurídicas e no Estado, a concepção de que o futuro dessas crianças e adolescentes seria arriscado para a ordem social e, portanto, a solução seria manter o controle sobre estes. O aspecto do gênero é introduzido na maneira como as meninas, em internatos, eram “preparadas” para o matrimônio, cuja instituição prezava pela saída da moça com essa finalidade. Tais condições se mostram atuais ainda que sob nova roupagem, e o campo empírico evidenciou isto a partir de fatores aprofundados no decorrer do trabalho. |
Abstract: | This work stems from the results obtained through research conducted during a master's program in Sociology, blending aspects that are currently being investigated in a doctoral program. The context of institutional care traces back to different periods in Brazilian history. Along the way, it is common for many terms to have been used in varied ways, reflecting the reality of a specific time and place. Institutionalization practices, as they became known in the 18th century, began during the colonial period. These practices, gaining prominence during a time when distinctions of race and class were becoming more pronounced, also highlighted gender as a significant factor in understanding the modes of institutionalization, as it was referred to at the time. In this context, the present work aims to reflect on how the categories of race, class, and gender intersect in the historical aspect of institutional care, bringing this analysis to the present day and examining the impact these practices and distinctions have on contemporary society. The categories presented here as fundamental from an analytical perspective remain interwoven in the current moment. First, the condition of race stands out as a factor that led many children and adolescents to become targets of social cleansing processes, particularly during the enforcement of the minor codes (1927 and 1979), not to mention the colonial period when the phenomenon of institutional care emerged. The condition of class intersects through various factors, one of which still prevails: the socioeconomic vulnerability of many families. This vulnerability led legal authorities and the State to conceive that the future of these children and adolescents posed a risk to social order, and therefore, the solution was to maintain control over them. The aspect of gender is introduced in how girls, within boarding schools, were "prepared" for marriage, an institution that prioritized this outcome for young women. These conditions persist, albeit in a new guise, and the empirical field evidenced this through factors explored in greater depth throughout this work. |
Keywords: | Instituição Acolhimento Interseccionalidade Vulnerabilidades Institution Care Intersectionality Vulnerabilities |
ISSN: | 2526-3013 |
Is part of: | Anais do V Seminário Nacional de Sociologia do PPGS/UFS - Sociologia e internacionalização: explorando novos horizontes e desafios |
Language: | por |
Institution: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) |
Citation: | SANTOS, R. de J. A intersecção entre as categorias raça, classe e gênero no contexto do acolhimento institucional. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DO PPGS/UFS, 5., 2024, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: PPGS/UFS, 2024. |
License: | Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21762 |
Appears in Collections: | GT 6 - Processos de identificação e desigualdades nas relações étnico-raciais, intergeracionais e de gênero |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
InterseccaoContextoAcolhimentoInstitucional.pdf | 314,2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.