Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21868
Document Type: Artigo
Title: Entre o currículo e a prática de dança no ensino médio: um estudo sobre o PNLD e os desafios dos professores de arte
Authors: Eloy, Franciele dos Santos
Issue Date: 2-Apr-2025
Advisor: Tavares, Jussara da Silva Rosa
Resumo : Este estudo objetivou analisar os conteúdos programáticos de Dança através dos livros didáticos de linguagens financiados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o Ensino Médio de três escolas da cidade de Nossa Senhora do Socorro-SE. Além disso, o trabalho reflete sobre as práticas dançantes que há neste ambiente e como os profissionais estão atuando nesse cenário escolar. Através de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma análise bibliográfica acerca do PNLD e uma pesquisa de campo, com entrevistas e análises dos materiais didáticos das escolas. Evidenciando, assim, que a reforma no ensino médio ocasionou na grande defasagem dos conteúdos de Arte dentro do PNLD, que incluiu, em um único material didático, as linguagens de Educação Física, Português e Arte, sendo a linguagem artística mais afetada. Com isso, o estudo constatou que os conteúdos de Dança sofreram uma redução drástica em relação aos demais. Ainda persiste uma desvalorização da Dança como conhecimento dentro do ambiente escolar, no entanto, os(as) professores(as) das escolas estudadas, empenham-se em abordar a linguagem da dança em suas práticas, apesar de reconhecerem que o livro didático apresenta uma limitação em seus conteúdos, que é de suma importância como aporte para integração das Artes.
Keywords: Dança
Professores de arte
Livros didáticos
Ensino médio
Arte
Dança na educação
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial
Citation: ELOY, Franciele dos Santos. Entre o currículo e a prática de dança no ensino médio: um estudo sobre o PNLD e os desafios dos professores de arte. 2025. 31 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21868
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Franciele_Santos_Eloy.pdf4,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.