Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21876
Document Type: Dissertação
Title: Letramentos digitais e letramento racial crítico: uma análise dos materiais didáticos de língua inglesa do aplicativo “Estude em casa”
Authors: Santos, Thiago de Melo Cardoso
Issue Date: 5-Feb-2024
Advisor: Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Resumo : A pandemia do vírus da covid-19 gerou um estado de emergência de saúde pública, levando a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC) de Sergipe a disponibilizar materiais didáticos digitais por meio do aplicativo "Estude em Casa", visando oferecer suporte à comunidade escolar no período de ensino remoto emergencial. Essa modalidade de ensino, a qual surgiu como medida emergencial necessária para atender a demandas educacionais imediatas, buscando minimizar os impactos negativos advindos do fechamento das escolas, suscitou, na sociedade, questionamentos sobre sua eficácia. Esta pesquisa, por sua vez, questionou o potencial do aplicativo de viabilizar práticas de novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL; CURRAN, 2013; KNOBEL; LANKSHEAR, 2014; LANKSHEAR; KNOBEL, 2018), com destaque para a análise dos letramentos digitais (JONES; HAFNER, 2012; TAKAKI; SANTANA, 2014; SULZER, 2018; NASCIMENTO; KNOBEL, 2017) e do letramento racial crítico (LADSON BILLINGS, 1998; FERREIRA, 2014; NASCIMENTO, 2016; BRASIL, 2018). Inserida no âmbito da Linguística Aplicada, que busca a inter/trans/INdisciplinaridade (ROTH; SELBACH; FLORÊNCIO, 2016) e considera que os problemas sociais transcendem as fronteiras do ensino de línguas e dos estudos da linguagem, esta pesquisa se enriquece com contribuições de estudos feministas, de raça, gênero, classe social e analisa as interseções entre essas áreas (CRENSHAW, 2004; AKOTIRENE, 2019; DAVIS, 2016; KILOMBA, 2019; FERREIRA, 2019) e a área de estudos da linguagem. Dentro desse escopo, esta pesquisa bibliográfica, documental e interpretativista (PAIVA, 2019; MOITA LOPES, 1994; SALDAÑA, 2009) tem como objetivo analisar de que forma os materiais didáticos digitais presentes no aplicativo "Estude em Casa" abordam práticas e/ou potencializam o desenvolvimento de letramentos digitais e letramento racial crítico no ensino de inglês. Para o levantamento e análise de dados, a pesquisa bibliográfica envolveu textos relacionados às temáticas em estudo; a análise documental abrangeu os materiais didáticos digitais para o ensino de língua inglesa fornecidos pela SEDUC e reunidos no aplicativo “Estude em Casa”; e a interpretação dos dados contou também com o registro de observações e reflexões em diário de campo. Os resultados apontam para uma abordagem superficial dos letramentos digitais e do letramento racial crítico nos materiais didáticos digitais, pois as oportunidades presentes nos materiais para o desenvolvimento desses letramentos dependem diretamente da intervenção do professor, o que se conecta à sua formação docente. Nesse sentido, os resultados da pesquisa destacam a necessidade de reestruturação nos cursos de formação docente para integrar tais discussões. Por fim, por meio desta pesquisa, espera-se contribuir para as investigações no campo dos novos letramentos, mais especificamente dos letramentos digitais e letramento racial crítico.
Abstract: The COVID-19 pandemic has triggered a state of public health emergency, leading the State Department of Education, Sports, and Culture (SEDUC) of Sergipe to provide digital educational materials through the "Estude em Casa'' (Study at Home) app, aiming to support the educational community during the period of emergency remote teaching. This modality of education, which emerged as a necessary emergency measure to address immediate educational demands, seeking to minimize the negative impacts resulting from school closures, has raised questions in society about its effectiveness. Whereas for this research, the inquiry focused on the potential of the app to enable practices of new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL; CURRAN, 2013; KNOBEL; LANKSHEAR, 2014; LANKSHEAR; KNOBEL, 2018), with emphasis on the analysis of digital literacies (JONES; HAFNER, 2012; TAKAKI; SANTANA, 2014; SULZER, 2018; NASCIMENTO; KNOBEL, 2017) and critical racial literacy (LADSON BILLINGS, 1998; FERREIRA, 2014; NASCIMENTO, 2016; BRASIL, 2018). Situated within the field of Applied Linguistics, which seeks inter/trans/INdisciplinarity (ROTH; SELBACH; FLORÊNCIO, 2016) and understands that social problems transcends language teaching and language studies boundaries, this research is enriched with contributions from feminist, race, gender, and social class studies, analyzing intersections between these areas (CRENSHAW, 2004; AKOTIRENE, 2019; DAVIS, 2016; KILOMBA, 2019; FERREIRA, 2019) and the language studies field. Within this scope, this bibliographic, document, and interpretative research (PAIVA, 2019; MOITA LOPES, 1994; SALDAÑA, 2009) aims to analyze how the digital educational materials available on the "Estude em Casa'' app address and/or enable the development of digital literacies and critical racial literacy in English teaching. For data collection and analysis, the bibliographic research involved texts related to the topics of study; the document analysis covered the digital educational materials for English language teaching provided by SEDUC and assembled [COMPILED]in the "Estude em Casa'' app; and the data interpretation also included recording observations and reflections in a field diary. The results indicate a superficial approach to digital literacies and critical racial literacy in the digital educational materials, as the opportunities for developing these literacies depend directly on the teacher's intervention, which connects to their teacher education. In this sense, the research findings highlight the need for restructuring in teacher education courses to integrate these discussions. At last, through this research, I hope to contribute to advancing investigations in new literacies, specifically regarding digital literacies and critical racial literacy.
Keywords: Literatura brasileira
Letramento na internet
Novos letramentos
Letramento racial crítico
Letramentos digitais
Inglês
New literacies
Critical racial literacy
Digital literacies
English
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Letras
Citation: SANTOS, Rodrigo Matos da Silva. Letramentos digitais e letramento racial crítico: uma análise dos materiais didáticos de língua inglesa do aplicativo “Estude em casa”. 2024. 171 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21876
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO_MELO_CARDOSO_SANTOS.pdf22,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.