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Tipo de Documento: Dissertação
Título : Muito mais que uma tarde em Itapuã: escrita poética, aprendizagem histórica e ensino médio, Colégio Estadual Rotary, Itapuã, Salvador, Bahia, 2018-2023
Autor : Oliveira, Erweuter Volkart de
Fecha de publicación : 10-abr-2025
Director(a): Cruz, José Vieira da
Resumen: Esta pesquisa, desenvolvida entre 2018 e 2023 no Colégio Estadual Rotary (Itapuã, Salvador, Bahia, Nordeste do Brasil), investiga a potencialidade da escrita poética como ferramenta pedagógica para o ensino de História no Ensino Médio. Sustentado em uma abordagem exploratória e qualitativa (Minayo, 2001), o estudo articula referenciais teóricos que dialogam com a construção identitária, a consciência histórica e o protagonismo estudantil. Paul Ricoeur (2010) fundamenta a relação entre narrativa, memória e identidade; Jörn Rüsen (2001) aporta subsídios sobre a operacionalização da consciência histórica na aprendizagem; Michel de Certeau (1998) conecta escrita histórica e práticas cotidianas; e Paulo Freire (1996) embasa a valorização da autonomia discente e da aprendizagem significativa. Esse corpo teórico busca compreender como a poesia pode enriquecer a aprendizagem histórica ao articular memórias, narrativas e consciência histórica. A análise baseou-se em fontes como as antologias poéticas produzidas pelos estudantes e um conjunto de iconografias selecionadas pelo pesquisador, incluindo fotografia da fachada da escola, do bairro de Itapuã e fontes documentais pessoais, como uma receita manuscrita do caderno de sua mãe. Esses elementos contribuíram para a construção de uma abordagem afetiva e contextualizada da história. Como resultado desta pesquisa, propõe-se um e-book (livro digital) com sequências didáticas para o ensino de História, estruturado na intersecção entre poesia, memória e narrativa histórica, que estará disponível como recurso educacional aberto (REA). O material organiza-se em três eixos principais: teoria, abordando a relação entre a utilização da escrita poética e o ensino de história com fundamentação na epistemologia da narrativa histórica; prática docente, apresentando roteiros de atividades que estimulam a criação poética como ferramenta de interpretação e reconstrução de eventos históricos; e produção discente, trazendo exemplos didáticos de como incentivar a produção de textos estudantis que evidenciam a conexão entre experiências individuais, memória local e processos históricos amplos. Tal recurso também contribuirá para o repertório metodológico dos docentes e para a ressignificação da aprendizagem da história, ao transformar a poesia em um instrumento de diálogo entre subjetividades e o desenvolvimento de uma consciência histórica. Dessa forma, a pesquisa evidencia que o uso da escrita poética no ensino de História encontra-se alinhado às demandas contemporâneas de educação crítica e interdisciplinar, podendo se converter em uma alternativa complementar à aprendizagem da história para a construção de uma educação crítica e cidadã na educação básica.
Resumen : This research, conducted between 2018 and 2023 at Colégio Estadual Rotary (Itapuã, Salvador, Bahia, Northeastern Brazil), investigates the potential of poetic writing as a pedagogical tool for teaching History in secondary education. Based on an exploratory and qualitative approach (Minayo, 2001), the study articulates theoretical frameworks that engage with identity construction, historical consciousness, and student protagonism. Paul Ricoeur (2010) provides the foundation for the relationship between narrative, memory, and identity; Jörn Rüsen (2001) offers contributions on the operationalization of historical consciousness in learning; Michel de Certeau (1998) links historical writing to everyday practices; and Paulo Freire (1996) supports the valorization of student autonomy and meaningful learning. This theoretical corpus seeks to understand how poetry can enrich historical learning by articulating memories, narratives, and historical awareness. The analysis was based on sources such as poetic anthologies produced by students and a set of iconographic materials selected by the researcher, including photographs of the school façade, the Itapuã neighborhood, and personal documents such as a handwritten recipe from his mother’s notebook. These elements contributed to building an affective and contextualized approach to history. As a result of this research, an e-book (digital book) is proposed, featuring didactic sequences for teaching History, structured at the intersection of poetry, memory, and historical narrative, to be made available as an open educational resource (OER). The material is organized around three main axes: theory, addressing the relationship between poetic writing and history teaching, grounded in the epistemology of historical narrative; teaching practice, offering activity guides that promote poetic creation as a tool for interpreting and reconstructing historical events; and student production, providing didactic examples of how to encourage the creation of student texts that reveal connections between individual experiences, local memory, and broader historical processes. This resource also contributes to teachers' methodological repertoire and the resignification of history learning by transforming poetry into an instrument for dialogue between subjectivities and the development of historical consciousness. Thus, the research demonstrates that the use of poetic writing in History teaching aligns with contemporary demands for critical and interdisciplinary education and may become a complementary alternative to historical learning aimed at fostering critical and civic education in basic education.
Palabras clave : História
Ensino de história
Aprendizagem
Salvador (BA)
Historiografia
Educação básica
Ensino médio
Poesia
Livros eletrônicos
Escrita poética
Consciência histórica
Interdisciplinaridade
Sequência didática
History teaching
Poetic writing
Historical consciousness
Interdisciplinarity
Didactic sequence
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citación : OLIVEIRA, Erweuter Volkart de. Muito mais que uma tarde em Itapuã: escrita poética, aprendizagem histórica e ensino médio, Colégio Estadual Rotary, Itapuã, Salvador, Bahia, 2018-2023. 2025. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21880
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de História

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