Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21900
Tipo de Documento: Monografia
Título : Exame de admissão ao ginásio estadual de Itabaiana : uma investigação sobre as primeiras discentes aprovadas para o ensino secundário público no interior de Sergipe (1950)
Autor : Martins, Vitória Carvalho
Fecha de publicación : 10-oct-2024
Director(a): Oliveira, João Paulo Gama
Resumen: A presente monografia investiga as alunas aprovadas no 1o exame de admissão ao Ginásio Estadual de Itabaiana em 1950 com o objetivo de identificar os perfis socioeconômicos das jovens secundaristas. Os objetivos específicos consistem em: expor os aspectos históricos da instituição educacional Murilo Braga na relação com o ensino secundário sergipano; evidenciar a importância da salvaguarda do arquivo escolar na preservação da história do Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB); analisar documentos salvaguardados no acervo do CEMB, que apresentam informações acerca da trajetória escolar das alunas aprovadas e sobre a realização do 1o exame de admissão ao GEI. Metodologicamente o trabalho trata-se de uma pesquisa histórica de natureza qualitativa desenvolvida com fontes documentais e revisão bibliográfica sobre o assunto. A pesquisa foi construída a partir da análise de documentos salvaguardadas no acervo do CEMB, a saber: os dossiês das estudantes aprovadas; os processos de admissão e matrícula correspondentes ao ano de 1950, além de documentos acerca da trajetória inicial da escola. Com base nas análises aponta-se que as alunas aprovadas pertenciam a uma classe média e boa parte das discentes prosseguiram seus estudos na primeira turma do curso da Escola Normal Rural Murilo Braga (ENRMB).
Resumen : This monograph investigates the profile of high school students who passed the first entrance exam to the Itabaiana State High School in 1950, with the aim of identifying the socioeconomic profiles of the young women who passed. The specific objectives consist of: exposing the historical aspects of the Murilo Braga educational institution in relation to secondary education in Sergipe; highlighting the importance of preserving the school archive in preserving the history of the Murilo Braga State School (CEMB); analyzing documents safeguarded in the CEMB collection, which present information about the school trajectory of the approved students and about the completion of the first entrance exam to the GEI. Methodologically, the work is a historical research of a qualitative nature developed with documentary sources and a bibliographic review on the subject. The research was constructed from the analysis of documents safeguarded in the CEMB collection, namely: the files of the approved students; the admission and enrollment processes corresponding to the year 1950, in addition to documents about the initial trajectory of the school. Based on the analysis, it is indicated that the approved students belonged to the middle class and a large part of the students continued their studies in the first class of the course at the Murilo Braga Rural Normal School.
Palabras clave : Discentes do secundário
Exame de admissão
Ensino secundário
Ginásio Estadual de Itabaiana
História da educação
Ensino médio
High school students
Entrance exam
Secondary education
Itabaiana State Gymnasium
Área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citación : MARTINS, Vitória Carvalho. Exame de admissão ao ginásio estadual de Itabaiana: uma investigação sobre as primeiras discentes aprovadas para o ensino secundário público no interior de Sergipe (1950). 2024. 64 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21900
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Vitória_Carvalho_Martins.pdf854 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.