Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21977
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Das pinturas aos contos: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental |
Autor : | Lessa, David Perdigão |
Fecha de publicación : | 26-feb-2025 |
Director(a): | Vecchia, Adriana Dalla |
Resumen: | No contexto do ensino da escrita, é fundamental reconhecer a importância de diversificar as práticas pedagógicas para estimular a criatividade dos alunos. Motivado pela observação de que a escrita criativa é pouco valorizada no contexto educacional, este trabalho, intitulado “Das pinturas aos contos: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental”, investiga a interação entre a prática da escrita e a leitura de imagens, centrando-se nas pinturas de Cândido Portinari. O estudo visa explorar o potencial das imagens como estímulo à produção textual, destacando o gênero discursivo conto. Este gênero, por sua natureza concisa, é especialmente adequado para ser trabalhado com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, permitindo uma aplicação prática em sala de aula. Na fundamentação teórica, o trabalho aborda os desafios das atividades de leitura em sala de aula, com base em Solé (2014), Antunes (2003), Koch e Elias (2012) e Cafiero (2010). A importância da leitura de imagens é destacada através dos trabalhos de Dionísio (2011), Kleiman (2005), Santaella (2012) e Manguel (2001), que enfatizam a alfabetização visual como componente crucial da educação dos estudantes na modernidade. As atividades de escrita são discutidas à luz de Antunes (2022), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2015), Geraldi (2013), Beth Marcushi (2010), Rosa, Ramos e Corbari (2019), Pereira (2022) e Santos e Teixeira (2022), que ressaltam a necessidade de práticas pedagógicas integradas à realidade dos alunos. Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008) fornecem a base teórica sobre os gêneros discursivos, enquanto Costa (2014), Gotlib (2001), Moisés (2004) e Cortázar (2006) aprofundam a análise do conto como gênero discursivo. A metodologia inclui a caracterização da escola e do perfil dos alunos, detalhando a sequência de atividades planejadas e executadas. O produto final é um Caderno Pedagógico destinado aos professores, contendo todas as atividades elaboradas e oferecendo um recurso prático e aplicável para enriquecer as práticas de ensino da escrita e da leitura de imagens. Por fim, como resultado, a análise desses contos produzidos pelos alunos do sétimo ano evidenciou não apenas o comprometimento de boa parte da turma com a proposta de relacionar a pintura de Cândido Portinari à criação literária, mas também as dificuldades encontradas ao longo desse processo. Verificou-se que diversos discentes foram bem-sucedidos em desenvolver narrativas coerentes e criativas, explorando recursos estilísticos que enriqueceram seus textos. |
Resumen : | In the context of writing instruction, it is essential to acknowledge the importance of diversifying pedagogical practices to stimulate students’ creativity. Prompted by the observation that creative writing is scarcely valued in educational settings, this work, entitled “From Paintings to Short Stories: A Writing Proposal for 7th-Grade Elementary School Students,” investigates the interaction between writing practice and image reading, focusing on the paintings of Cândido Portinari. The study seeks to explore the potential of images as a stimulus for text production, with a specific emphasis on the short story as a discursive genre. Due to its concise nature, this genre is particularly suitable for 7th-grade Elementary School students, allowing for practical application in the classroom. In its theoretical foundation, the study addresses the challenges of reading activities in the classroom, drawing on Solé (2014), Antunes (2003), Koch and Elias (2012), and Cafiero (2010). The importance of image reading is highlighted through the works of Dionísio (2011), Kleiman (2005), Santaella (2012), and Manguel (2001), who emphasize visual literacy as a crucial component of modern education. Writing activities are discussed in light of Antunes (2022), Ferrarezi Jr. and Carvalho (2015), Geraldi (2013), Beth Marcushi (2010), Rosa, Ramos and Corbari (2019), Pereira (2022), and Santos and Teixeira (2022), all of whom stress the need for pedagogical practices integrated into students’ realities. Bakhtin (2003) and Marcuschi (2008) provide the theoretical basis on discursive genres, while Costa (2014), Gotlib (2001), Moisés (2004), and Cortázar (2006) offer in-depth analyses of the short story as a discursive genre. The methodology includes a characterization of the school and a profile of the students, detailing the sequence of planned and executed activities. The final product is a Pedagogical Notebook intended for teachers, containing all the developed activities and offering a practical, ready-to-use resource to enhance the teaching of writing and image reading. Finally, as a result, the analysis of these stories produced by seventh-grade students highlighted not only the commitment of a large part of the class to the proposal of relating Cândido Portinari's painting to literary creation, but also the difficulties encountered throughout this process. It was found that several students were successful in developing coherent and creative narratives, exploring stylistic resources that enriched their texts. |
Palabras clave : | Escrita criativa Ensino fundamental Interpretação de imagens Conto Pinturas de Portinari Creative writing Image reading Short story Portinari’s paintings |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citación : | LESSA, David Perdigão. Das pinturas aos contos: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21977 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAVID_PERDIGAO_LESSA.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
DAVID_PERDIGAO_LESSA-CadernoPedagogico.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.