Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21989
Document Type: Monografia
Title: Revisão sistemática sobre dança para autistas
Authors: Diniz, Júlia Souza
Issue Date: 12-Mar-2024
Advisor: Machado, Lavínia Teixeira
Resumo : Introdução: A dança é uma forma de expressão e comunicação realizada através de movimentos rítmicos e sincronizados. A prática da dança é associada com a ativação de diferentes áreas do cérebro, principalmente as áreas relacionadas às emoções, cognição, movimento, comunicação e socialização. Assim sendo, a presente revisão visa identificar estudos que reportem os benefícios da prática da dança por pessoas autistas com todos os níveis de suporte. Método: A questão de pesquisa foi: quais os impactos da dança praticada por autistas? O processo de seleção dos estudos consistiu em 3 fases. Na primeira os estudos foram identificados através das estratégias de busca definidas nas bases de dados: Psycinfo, PubMed, Science Direct, Web of Science, Google acadêmico. Na segunda fase os artigos foram selecionados pela leitura dos resumos e na terceira fase pela leitura do texto completo. Resultados: Ao todo, 27 artigos foram selecionados para essa revisão. Após análise dos artigos, foi possível observar que a dança pode influenciar (1) experiências sensoriais e emocionais, (2) relações sociais, (3) cognição, (4) consciência corporal e habilidades motoras, (5) características do autismo. Os estudos incluídos reportaram que a dança pode promover experiências sensoriais positivas, o que contribui para a superação da dificuldade de socialização presente no autismo. A dança favorece o entendimento da linguagem corporal e promove a comunicação verbal e não-verbal. Além de contribuir para funções cognitivas, como atenção, memória, planejamento e imaginação, e habilidades motoras, promovendo o equilíbrio. Conclusão: A revisão de estudos com diferentes desfechos e formas de avaliação dificultou a comparação entre os resultados obtidos pelos artigos selecionados. No entanto, foi possível perceber que a dança contribui para o bem-estar e qualidade de vida de autistas.
Abstract: Introduction: Dancing is a form of expression and communication performed through rhythmic and synchronized movements. Dance practice is associated with the activation of different areas of the brain, mainly areas related to emotions, cognition, movement, communication and socialization. Therefore, this review aims to identify studies that report the benefits of dancing for autistic people with all levels of support. Method: The research question was what are the impacts of dance practiced by autistic persons? The study selection process consisted of 3 phases. First, the studies were identified through search strategies defined in the databases: Psycinfo, PubMed, Science Direct, Web of Science and Google Scholar. In the second phase, articles were selected by reading the abstracts and in the third phase by reading the full text. Results: We selected 27 studies for this review. After analyzing the studies, it was possible to observe that dance can influence (1) sensory and emotional experiences, (2) social relationships, (3) cognition, (4) body awareness and motor skills, (5) characteristics of autism. The included studies reported that dance can promote positive sensory experiences, which contributes to overcoming the socialization difficulties present in autism. Dance favors the understanding of body language and promotes verbal and non-verbal communication. In addition, it contributes with cognitive functions, such as attention, memory, planning and imagination, and motor skills, promoting balance. Conclusion: The studies reported different outcomes and forms of assessment that made difficult to compare the results obtained by the selected studies. However, it was possible to perceive that dance contributes to the well-being and quality of life of autistic people.
Keywords: Dança
Dança movimento terapia
Transtorno do Espectro Autista
Dance
Dance movement therapy
Autism Spectrum Disorder
Subject CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DMEL - Departamento de Medicina Lagarto – Lagarto - Presencial
Citation: DINIZ, Júlia Souza. Revisão sistemática sobre dança para autistas. 2024. Monografia (Graduação em Medicina) – Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21989
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Júlia_Souza_Diniz.pdf854,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.