Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22046
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Os nomes e a nomeação de espaços acadêmicos: memória e ideologia na toponímia da Universidade Federal de Alagoas
Autor : Aragão, Rafaela Simias
Fecha de publicación : 21-feb-2025
Director(a): Santos, Cezar Alexandre Neri
Resumen: Esta pesquisa analisa a nomeação de espaços públicos acadêmicos no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) sob a perspectiva da Toponímia Crítica ao investigar os nomes de lugares e os processos de nomeação como reflexo da memória institucional, identidade acadêmica e relações de poder. Busca-se responder à seguinte pergunta: Como os processos de nomeação (ou a ausência deles) nos espaços acadêmicos da UFAL refletem ideologias e práticas institucionais, e de que forma contribuem para a construção da memória e identidade da comunidade acadêmica? Os objetivos deste estudo são catalogar e descrever os nomes dos espaços acadêmicos da UFAL como um lócus autônomo e sui generis; Analisar, sob a perspectiva da Toponímia Crítica, como a nomeação dos espaços acadêmicos da UFAL reflete elementos de ideologia, memória e de identidade da comunidade acadêmica, evidenciando processos de valorização e silenciamento de determinadas narrativas e Investigar as implicações sociais e políticas e institucionais dos processos de nomeação e a ausência de nomes em espaços acadêmicos. Considerando o papel de atos denominativos como instrumentos de representação institucional, ideológica e construção de identidade coletiva, tomou-se como fundamentação teórica estudos de Onomástica e de Geografia Humana e Cultural que colaboram para a compreensão do fenômeno aqui estudado, como ideologia, memória e identidade, como Alderman (2002), Berg e Vuolteenaho (2009) e Lima e Carvalhinhos (2023). A metodologia adota uma abordagem quali-quantitativa, combinando pesquisa documental, bibliográfica e observação in loco em todos os campi da UFAL – A. C. Simões, Arapiraca, CECA Delza Gitaí e Sertão. Os dados foram coletados, codificados, tratados em categorias analíticas para compreender padrões e tendências na nomeação dos espaços acadêmicos públicos. Os resultados indicam que o principal e mais antigo campus, A. C. Simões, preserva uma memória institucional consolidada, muitas vezes pela homenagem a uma elite alagoana do século XX. Já os campi e unidades mais recentes, fundados neste século a partir do programa Reuni, apresentam significativa padronização de nomeação, por meio de siglas de fácil memorização. Em contrapartida, o Campus do Sertão evidencia certa identidade local, ao expressar, em sua toponímia, elementos de pertencimento ao ambiente sertanejo. O estudo, inédito em relação ao tratamento de nomes de ambientes acadêmicos públicos, contribui para os debates sobre identidade universitária, memória institucional e políticas de nomeação ao revelar como esses processos refletem relações de poder e pertencimento na universidade pública brasileira.
Resumen : This research analyzes the naming process of academic public spaces at the Federal University of Alagoas (UFAL) from the perspective of Critical Toponymy, investigating place names and naming processes as a reflection of institutional memory, academic identity, and power relations. We seek to answer the following question: How do appointment processes (or their absence) in the academic spaces of UFAL reflect institutional ideologies and practices, and how do they contribute to the construction of memory and identity of the academic community? The objectives of this study are to catalog and describe the names of the academic spaces of UFAL as an autonomous and sui generis locus; Analyze, from the perspective of Critical Toponymy, how the naming of the academic spaces of UFAL reflects elements of ideology, memory and identity of the academic community, evidencing processes of valuation and silencing of some narratives and Investigate the social and political and institutional implications of the appointment processes and the absence of names in academic spaces. Considering the role of denominational acts as instruments of institutional, ideological representation and construction of collective identity, took as theoretical foundation studies of Onomastics and Human and Cultural Geography that collaborate to the understanding of the phenomenon studied here, such as ideology, memory, and identity, as Alderman (2002), Berg e Vuolteenaho (2009) and Lima e Carvalhinhos (2023). The methodology adopts a qualitative-quantitative approach, combining documentary research, bibliographic, and on-site observation in all UFAL campuses - A. C. Simões, Arapiraca, CECA Delza Gitaí e Sertão. The data were collected, coded, and treated in analytical categories to understand patterns and trends in naming public academic spaces. The results indicate that the principal and oldest campus, A. C. Simões, preserves a consolidated institutional memory, often by paying homage to a twentieth-century Alagoas elite. The most recent campuses and units, founded in this century from the Reuni program, present significant naming standardization through memorable acronyms. On the other hand, the Campus of Sertão shows a specific local identity by expressing, in its toponymy, elements of belonging to the rural environment. The study, unprecedented in relation to the treatment of names of public academic environments, contributes to the debates on university identity, institutional memory and appointment policies by revealing how these processes reflect power and belonging relations in the Brazilian public university.
Palabras clave : Linguística
Toponímia
Crítica
Ideologia
Memoriais
Espaços públicos
Toponímia crítica
Memória institucional
Espaços públicos acadêmicos
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Critical toponymy
Institutional memory
Ideology
Academic public spaces
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Letras
Citación : ARAGÃO, Rafaela Simias. Os nomes e a nomeação de espaços acadêmicos: memória e ideologia na toponímia da Universidade Federal de Alagoas. 2025. 113 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22046
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RAFAELA_SIMIAS_ARAGAO.pdf2,43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.