Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22054
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Uma caracterização sobre resolução de problemas como competência a partir de orientações propostas na coleção A conquista matemática (PNLD 2024) |
Autor(es): | Fontes, Rosiane Santos |
Data do documento: | 28-Fev-2025 |
Orientador: | Santos, Ivanete Batista dos |
Resumo: | O objetivo delimitado para a pesquisa foi caracterizar orientações do autor da coleção A Conquista Matemática (PNLD 2024) acerca de competências que evocam a resolução de problemas. A opção pela referida coleção, de autoria de Giovanni Júnior (2022), foi resultado de um levantamento realizado, por unidade federativa, a partir dos dados disponíveis no site do Ministério da Educação (MEC), na seção referente ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Por meio deste, foi constatado que exemplares da supracitada coleção foram adquiridos de maneira expressiva pelas escolas vinculadas às esferas municipal e estadual da maioria das unidades federativas - isto é, em 19 e 20 unidades federativas, respectivamente. Como suporte teórico, para a investigação, foram adotados os entendimentos de Schroeder e Lester (1989), Stanic e Kilpatrick (1989), Onuchic et al (2021), Dante (2005) e Polya (2006), acerca das abordagens de ensino e papeis da resolução de problemas, tipificação de problemas e etapas de solução, bem como às disposições presentes na BNCC, e em Perrenoud (1999) a respeito do conceito de competência. Para tratar os dados extraídos da fonte da pesquisa, foram desenvolvidas etapas que dialogam com a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). A expressão Resolução de Problemas como Competência emergiu em virtude de um exercício inicial, cujo intento era definir uma forma de referir ao conjunto das competências específicas investigadas, a saber: a competência três, cinco, seis e oito, que referem, respectivamente, a compreensão sobre a relação entre áreas do conhecimento e busca de solução; uso de processos e ferramentas matemáticas para modelar e resolver problemas diversos; enfrentamento de situações problema e uso de registros e linguagens diferentes para expressar respostas e conclusões e, busca de soluções por meio de trabalho coletivo (Brasil, 2018). No entanto, a partir do desenvolvimento da pesquisa, o mencionado tema passou a ser entendido como um objetivo do ensino-aprendizagem da Matemática a ser efetivado na etapa do Ensino Fundamental - Anos Finais, em vista das proposições da BNCC. A respeito da distribuição das competências investigadas, foi possível constatar na coleção examinada que o autor as dispõem de forma isolada uma das outras ou então em forma articulada. A competência que mais foi referida, de maneira isolada, foi a terceira competência (31), seguida da sexta competência (29), face ao total de 101 menções isoladas identificadas. Em contrapartida, a combinação mais incidente na obra reúne as competências três e seis, e foi identificada em sete entre as 20 menções no formato de combinação presentes no material examinado. A respeito do conteúdo das orientações tratadas na pesquisa, foram estabelecidas três categorias, a saber: abordagem de ensino, potencialidade de recursos e ação discente. Entre essas, a categoria abordagem de ensino é destacada por abarcar 47% das orientações caracterizadas. Com isso, a partir dos procedimentos didáticos identificados entre os recortes analisados foi possível constatar que para favorecer o desenvolvimento de competências relacionadas à resolução de problemas, a abordagem ensino para resolver problemas é mais evidente na coleção, ao contrário da abordagem ensino por meio da resolução de problemas que, segundo o autor da obra, é a que mais dialoga com as proposições da BNCC. Tal constatação corroborou com a inferência realizada acerca de que o tema resolução de problemas como capacidade - intrínseco ao conceito Resolução de Problemas como Competência, está relacionado a abordagem ensino para resolver problemas. |
Abstract: | The aim of the research was to characterize the author's guidelines for the collection A Conquista Matemática (PNLD 2024) in relation to problem-solving skills. The choice of this collection, authored by Giovanni Júnior (2022), was the result of a survey carried out, by federative unit, based on the data available on the Ministry of Education (MEC) website, in the section referring to the National Book and Teaching Material Program (PNLD). This revealed that copies of the aforementioned collection had been significantly acquired by schools linked to the municipal and state spheres in most federal units - in other words, in 19 and 20 federal units, respectively. As theoretical support for the investigation, we adopted the understandings of Schroeder and Lester (1989), Stanic and Kilpatrick (1989), Onuchic et al (2021), Dante (2005) and Polya (2006), regarding teaching approaches and the roles of problem solving, problem typification and solution stages, as well as the provisions present in the BNCC, and Perrenoud (1999) regarding the concept of competence. In order to process the data extracted from the research source, stages were developed that dialog with the content analysis proposed by Bardin (2016). The expression Problem Solving as a Competency emerged as a result of an initial exercise, the aim of which was to define a way of referring to the set of specific competencies investigated, namely: competencies three, five, six and eight, which refer, respectively, to understanding the relationship between areas of knowledge and seeking solutions; using mathematical processes and tools to model and solve various problems; facing problem situations and using different registers and languages to express answers and conclusions; and seeking solutions through collective work (Brasil, 2018). However, as the research developed, this theme came to be understood as an objective of the teaching and learning of mathematics to be carried out at the Elementary School - Final Years stage, in view of the proposals of the BNCC. Regarding the distribution of the competences investigated, it was possible to see in the collection examined that the author arranged them in isolation from each other or in an articulated way. The competence that was mentioned the most, in isolation, was the third competence (31), followed by the sixth competence (29), out of a total of 101 isolated mentions identified. On the other hand, the most frequent combination in the book brings together competences three and six, and was identified in seven of the 20 mentions in the combination format present in the material examined. With regard to the content of the guidelines covered in the research, three categories were established: teaching approach, resource potential and student action. Among these, the teaching approach category stands out for covering 47% of the guidelines characterized. Thus, based on the teaching procedures identified among the clippings analyzed, it was possible to see that in order to encourage the development of skills related to problem solving, the teaching to solve problems approach is more evident in the collection, as opposed to the teaching through problem solving approach which, according to the author of the work, is the one that most dialogues with the propositions of the BNCC. This finding corroborates the inference that the theme of problem solving as a skill - intrinsic to the concept of Problem Solving as a Competence - is related to the approach of teaching to solve problems. |
Palavras-chave: | Matemática (ensino fundamental) Livros didáticos A conquista matemática Orientações para o ensino de matemática Resolução de problemas como competência The mathematical conquest Guidelines for teaching mathematics Problem solving as a skill |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | FONTES, Rosiane Santos. Uma caracterização sobre resolução de problemas como competência a partir de orientações propostas na coleção A conquista matemática (PNLD 2024). 2025. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22054 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSIANE_SANTOS_FONTES.pdf | 5,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.