Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22058
Tipo de Documento: Monografia
Título : Elaboração de uma estratégia pedagógica baseada na exploração dos sentidos (paladar, tato e olfato) para o ensino de funções orgânicas
Autor : Costa, Emilly Victória do Nascimento
Fecha de publicación : 22-oct-2024
Director(a): Andrade, Moacir dos Santos
Resumen: A Química dos sentidos, envolvendo olfato, paladar e tato, como tema estruturante, está alinhada às diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no que se refere à contextualização e interdisciplinaridade, por tratar de um assunto presente no cotidiano dos alunos. A abordagem desse tema é feita por meio de métodos contextualizados e interdisciplinares, utilizando uma dinâmica e discussões, com o objetivo de estimular o interesse pela disciplina de Química e facilitar o processo de aprendizagem. Este estudo buscou responder à seguinte questão: De que maneira os alunos ingressantes do curso de Química-Licenciatura conseguem compreender e relacionar os sentidos humanos ao estudo das funções orgânicas? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi, portanto, desenvolver uma estratégia pedagógica baseada na exploração dos sentidos e sensações, passando por auxiliar no ensino dos conteúdos de funções orgânicas nas aulas de Química, promovendo uma abordagem mais interativa e contextualizada. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma oficina temática com 20 estudantes ingressantes do primeiro período (calouros) do curso de química-licenciatura, localizada em um município da região agreste de Sergipe. Os resultados da oficina foram analisados em três etapas: análise dos questionários inicial e final e impressões gerais sobre a aplicação da oficina. A análise dos resultados demonstrou que embora alguns alunos tenham enfrentado dificuldades em identificar certos materiais e conceitos inicialmente, a interação prática e sensorial proporcionou uma maior compreensão e envolvimento com o conteúdo. A maioria dos alunos envolve o paladar e o olfato como sentidos fortemente relacionados à química, enquanto o tato foi destacado por 20% como essencial para a compreensão de texturas e materiais. Ao discutir sobre os sentidos e suas relações com a química foi enriquecedora, apontando a importância de metodologias que integram múltiplos sentidos no processo de ensino-aprendizagem. A maioria dos alunos (90%) gostou da experiência de explorar os materiais na ausência da visão, apesar de muitos ficarem ansiosos e com “medo”.
Palabras clave : Paladar
Olfato
Tato
Oficina temática
Contextualização
Sentidos e sensações
Órgãos dos sentidos
Área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial
Citación : COSTA, Emilly Victória do Nascimento. Elaboração de uma estratégia pedagógica baseada na exploração dos sentidos (paladar, tato e olfato) para o ensino de funções orgânicas. 2024. 81 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22058
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Emilly_Victoria_Nascimento_Costa.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.