Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22065
Tipo de Documento: Monografia
Título : Poluição hídrica por elementos-traço : ensino da tabela periódica por meio de uma sequência didática
Autor : Nascimento, Roseane Santos
Fecha de publicación : 22-oct-2024
Director(a): Fraga, Luciano Evangelista
Resumen: A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender as concepções dos alunos sobre a poluição hídrica por elementos-traço, relacionando ao conteúdo químico de Tabela Periódica, assim como promover uma reflexão a respeito da preservação dos recursos hídricos. Para essa finalidade elaborou-se e aplicou-se a Sequência Didática (SD), intitulada, “Desvendando a poluição dos recursos hídricos por elementos-traço: Uma trajetória de compreensão e conscientização”, a qual foi desenvolvida em um período de três semanas, totalizando seis aulas de cinquenta minutos. A pesquisa foi desenvolvida para 16 alunos da primeira série do Ensino Médio em colégio da rede pública de ensino do Estado de Sergipe. A princípio 15 alunos apresentaram concepções de origem sensorial acerca das fontes de poluição dos recursos hídricos, sendo que ao final da aplicação da Sequência Didática, observou-se uma mudança de concepção, uma vez que esses alunos apresentaram outras fontes de poluição, mas alguns participantes tiveram dificuldade de modificar suas concepções inicias. Foi possível notar também que 12 alunos apresentaram respostas de caráter reflexivos, promovendo reflexões socioambientais, assim como a preservação dos recursos hídricos. No entanto para estabelecer uma associação entre a temática e o conteúdo químico, notou-se que alguns alunos apresentaram dificuldade.
Resumen : This research presents a qualitative approach aimed at understanding students’ perceptions of water pollution caused by trace elements, relating it to the chemical content of the Periodic Table, and encouraging reflection on the preservation of water resources. For this purpose, a Didactic Sequence (DS) titled “Unveiling Water Pollution by Trace Elements: A Path to Understanding and Awareness” was designed and implemented over three weeks, comprising six 50-minute lessons. The study involved 16 first-year high school students from a public school in the state of Sergipe. Initially, 15 students expressed sensory-based conceptions about the sources of water pollution. By the end of the Didactic Sequence, a shift in perception was observed, as these students identified additional pollution sources. However, some participants found it challenging to change their initial views. Additionally, 12 students provided reflective responses, fostering socio-environmental reflections and discussions on the preservation of water resources. However, establishing a connection between the topic and chemical content proved difficult for some students.
Palabras clave : Ensino de química
Sequência didática
Tabela periódica
Teaching of Chemistry
Didactic sequence
Periodic table
Área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial
Citación : NASCIMENTO, Roseane Santos. Poluição hídrica por elementos-traço: ensino da tabela periódica por meio de uma sequência didática. 2024. 93 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22065
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Roseane_Santos_Nascimento.pdf4,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.