Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22180
Document Type: Monografia
Title: A figuração da mulher em Senhora e Lucíola, de José de Alencar
Authors: Neri, Roberta Maria Nascimento
Issue Date: 31-Jan-2025
Advisor: Oliveira, Fábio José Santos de
Resumo : Este trabalho de Conclusão de Curso visa analisar duas personagens femininas dos romances Senhora (1875) e Lucíola (1862), de José de Alencar (1829–1877). Embora as obras sejam distintas, nota-se uma semelhança na forma como o autor retrata as mulheres do século XIX. Assim, o autor nos apresenta Lúcia (Maria da Glória), que vive em Lucíola o dilema entre a prostituição e a busca pela redenção, e Aurélia de Senhora, que, após enriquecer, se vê dividida entre entregar-se ao amor ou à vingança. Alencar constrói suas protagonistas utilizando-se da figuração, conceito que remete à transformação de uma pessoa em uma personagem, ou seja, a construção de um ser fictício a partir das características humanas de um indivíduo, como sentimentos, pensamentos e posicionamentos. Dessa forma, ele as apresenta como figuras à frente de seu tempo, com pensamentos e atitudes que desafiam as normas sociais. No entanto, ambas acabam sucumbindo ao patriarcado e ao conformismo romântico, para atender às expectativas e aos costumes da sociedade burguesa predominante. A partir da análise dessas personagens, o trabalho pretende demonstrar como Alencar utiliza a narrativa e as referidas personagens femininas para expor as tensões e problemáticas sociais e morais de seu tempo. Por fim, para embasar nosso estudo, tomamos como referência os estudos de Reis (2015), Cristina Costa Vieira (2014), Brandão (2006) e D’Incao (1997).
Abstract: This final undergraduate project aims to analyze two female characters from the novels Senhora (1875) and Lucíola (1862), by José de Alencar (1829–1877). Although the works are distinct, a similarity can be observed in how the author portrays 19th-century women. Alencar presentes us with Lúcia (Maria da Glória), who, in Lucíola, faces the dilemma between prostitution and the search for redemption, and Aurélia, in Senhora, who, after becoming wealthy, finds herself torn between surrendering to love or seeking revenge. Alencar constructs his protagonists using figuration, a concept that refers to the transformation of a person into a character, that is, the construction of a fictional being based on the human characteristics of an individual, such as feelings, thoughts and positions. In this way, he presents them as figures ahead of their time, with thoughts and attitudes that challenge social norms. However, both ultimately succumb to patriarchy and romantic conformism to meet the expectations and customs of the prevailing bourgeois society. Through the analysis of these characters, this study seeks to demonstrate how Alencar uses narrative and these female figures to expose the social and moral tensions of his time. Finally, to support our analysis, we reference the studies of Reis (2015), Cristina Costa Vieira (2014), Brandão (2006), and D’Incao (1997).
Keywords: José de Alencar
Lucíola
Senhora
Figuração de personagens femininas
Patriarcalismo
Literatura brasileira
Patriarcado
Representação da mulher
Representation of female characters
Patriarchy
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citation: NERI, Roberta Maria Nascimento. A figuração da mulher em Senhora e Lucíola, de José de Alencar. 2025. 38 f. TCC (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22180
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roberta_Maria_Nascimento_Nery.pdf484,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.