Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22196
Document Type: Monografia
Title: O uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras na educação do fundamental II : desafios e perspectivas para a inclusão social dos surdos em sala de aula regular
Authors: Moraes, Cintia Soares de
Issue Date: 19-Mar-2025
Advisor: Oliveira, Daisy Mara Moreira de
Resumo : A Língua de Sinais é muito importante para o desenvolvimento pessoal e social da criança surda, pois as experiências vivenciadas através desta, permitirão a criança adquirir uma linguagem que viabiliza sua comunicação com as pessoas ouvintes ou não e compreender o mundo que a cerca. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo geral de averiguar o uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS no ambiente educacional do Ensino Fundamental II numa Escola Municipal de Areia Branca-SE, na sala de aula convencional. Para tanto, o caminho metodológico traçado neste estudo, traz como natureza, a abordagem qualitativa, recorrendo, também, a pesquisa bibliográfica em livros e artigos publicados sobre o tema para uma sustentação teórica os quais foram: os estudos de Guarniello (2009), Mantoan (2003) abordando a inclusão do aluno em escola regular, Gil (2008), Oliveira (2008), Rodrigues (2006) e Calado (2006) os quais tratam da metodologia e seus tipos, Ferreira (2021), Mendonça (2018) e Silva et al (2022) foram usados na fundamentação teórica, Lacerda (2006), Santana (2010), Siluk et al (2014), abordaram sobre o uso da Libras na educação e métodos didáticos, além desses também foram usados as leis e diretrizes brasileiras como a lei n° 13.146/2015, entre outros. Para coleta de dados, o instrumento aplicado foi entrevista semiestruturada tendo como participantes uma professora, um coordenador e uma intérprete, da escola citada, que atuam com um aluno surdo em sala de aula regular. Após a coleta de dados, deu início às análises e tratamento do conteúdo para produção dos dados. Os resultados apontaram falta de recursos didáticos e a ausência de qualificação dos profissionais envolvidos de forma direta com a escolarização destes estudantes que não conseguem traçar seu percurso acadêmico com os demais estudantes. Outra dificuldade são professores atuantes com esse aluno surdo, sem conhecimento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e as especificidades provenientes dessa população. Conclui-se ser necessário que o educador possua metas e objetivos, saber o que vai passar para seus alunos surdos, não perdendo de vista como deve ensinar e para quem ensinar. Conscientizando-se que deve formar um aluno concreto, real, em um processo integrado ao contexto cultural e histórico em que se situa no ensino e aprendizagem.
Abstract: Sign Language is very important for the personal and social development of deaf children, because the experiences they have through it will allow them to acquire a language that enables them to communicate with hearing and hearing people and to understand the world around them. This Final Course Work has the general objective of investigating the use of Brazilian Sign Language - LIBRAS in the educational environment of Elementary School II in a Municipal School of Areia Branca-SE, in the conventional classroom. Therefore, the methodological path outlined in this study has a qualitative approach as its nature, also resorting to bibliographic research in books and articles published on the subject for theoretical support, which were: the studies by Guarniello (2009), Mantoan (2003) addressing the inclusion of students in regular schools, Gil (2008), Oliveira (2008), Rodrigues (2006) and Calado (2006) which deal with the methodology and its types, Ferreira (2021), Mendonça (2018) and Silva et al (2022) were used in the theoretical basis, Lacerda (2006), Santana (2010), Siluk et al (2014), addressed the use of Libras in education and didactic methods, in addition to these, Brazilian laws and guidelines such as Law No. 13,146/2015, among others, were also used. For data collection, the instrument applied was a semi-structured interview with the participants being a teacher, a coordinator and an interpreter from the aforementioned school, who work with a deaf student in a regular classroom. After data collection, the analysis and processing of the content for data production began. The results indicated a lack of teaching resources and the lack of qualifications of the professionals directly involved in the education of these students who are unable to trace their academic path with the other students. Another difficulty is that teachers working with this deaf student do not know Brazilian Sign Language (LIBRAS) and the specificities arising from this population. It is concluded that it is necessary for the educator to have goals and objectives, to know what he/she will pass on to his/her deaf students, not losing sight of how he/she should teach and to whom he/she should teach. He/she is aware that he/she must educate a concrete, real student, in a process integrated with the cultural and historical context in which he/she is situated in teaching and learning.
Keywords: Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Inclusão social
Alunos surdos
Ensino e aprendizagem
Brazilian Sign Language
Social inclusion
Deaf students
Teaching and learning
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citation: MORAES, Cintia Soares de. O uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras na educação do fundamental II: desafios e perspectivas para a inclusão social dos surdos em sala de aula regular. 2025. 44 f. TCC (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22196
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cintia_Soares_Moraes.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.