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Tipo de Documento: Dissertação
Título : Patrimônio educativo nas aulas de história do ensino médio: um percurso pela história e pelo patrimônio do Grupo Escolar Dr. Manoel Luiz (Aracaju/SE) - 1924-1927
Autor : Santos, Virna Fabíola Ferreira
Fecha de publicación : 24-feb-2025
Director(a): Oliveira, João Paulo Gama
Resumen: Esta dissertação tem como objetivo geral analisar a história do centenário Colégio Estadual Dr. Manoel Luiz, apoiado no seu patrimônio educativo, delimitando a investigação nos primeiros quatro anos de sua instalação (1924-1927). Para tanto, visou-se uma ação pedagógica com a turma da 1ª série A do Ensino Médio evocando a escola como patrimônio cultural. Tendo em vista a importância desse modelo de instituição, pretende-se, com este trabalho, contribuir para o campo de estudo do ensino de História a partir da perspectiva do patrimônio educativo. Como objetivos específicos, por sua vez, foram elencados os seguintes: discutir aspectos da história dos grupos escolares em Sergipe, com foco no Grupo Escolar Estadual Dr. Manoel Luiz; compreender a cultura escolar e o patrimônio educativo construídos nessa instituição educacional mediante uma sequência didática e, por fim, elaborar um site como um memorial virtual contendo aspectos da história da instituição educativa, oferecendo suporte digital para alguns documentos físicos, organizando-os de forma dinâmica e interativa, promovendo uma experiência baseada na cultura digital. A pesquisa documental ocorreu no Arquivo Público do Estado de Sergipe e no arquivo do próprio Colégio Estadual Dr. Manoel Luiz. Com os alunos foram desenvolvidas atividades de identificação dos elementos patrimoniais, pesquisa e contextualização, questionários e compartilhamento dos resultados para a comunidade escolar. Os principais conceitos utilizados nesta pesquisa foram “lugar de memória”, de Pierre Nora (2008), para tratar da instituição como esse espaço de vivências passadas e ainda pulsantes na história da educação sergipana, e “patrimônio educativo”, dos escritos de Rosa Fátima de Souza (2013), percebendo a escola como espaço de desenvolvimento de relações sociais. A partir de Peter Lee (2006, 2011, 2016), foram utilizados os processos educativos no ensino de História. Este trabalho visa contribuir para a pesquisa em Ensino de História, demonstrando como o cotidiano escolar pode ser usado em aulas para estimular a alfabetização histórica. Além disso, busca fomentar a investigação sobre o patrimônio educativo, mostrando como histórias escolares podem revelar aspectos da história local e nacional.
Resumen : The general objective of this dissertation is to analyze the history of the centennial Colégio Estadual Dr. Manoel Luiz, based on its educational heritage, delimiting the investigation in the first four years of its establishment (1924-1927). We aim at a pedagogical action with the 1st grade A class of high school, evoking the school as a cultural heritage. Considering the importance of this model of institution in the past, this work intends to contribute to the field of study of History teaching from the perspective of school heritage. The specific objectives, in turn, are the following: to discuss aspects of the history of school groups in Sergipe, focusing on Grupo Escolar Estadual Dr. Manoel Luiz; to understand the school culture and school heritage built in this educational institution through a didactic sequence; and, finally, to develop a website as a virtual memorial containing aspects of the history of the educational institution, offering digital support for some physical documents, organizing them in a dynamic and interactive way, promoting an experience based on digital culture. The documentary research was carried out at the Public Archives of the State of Sergipe and at the archives of the Dr. Manoel Luiz State School itself. Activities involving identification of heritage elements, research and contextualization, interviews and sharing of results with the school community were developed with the students. The concepts used in this research were “place of memory” by Pierre Nora (2008), to address the institution as a space of past experiences that are still pulsating in the history of education in Sergipe, and “educational heritage” from the writings of Rosa Fátima de Souza (2013), perceiving the school as a space for the development of social relations. Based on Peter Lee (2006, 2011, 2016), we used educational processes in the teaching of History. This work aims to contribute to research in History Teaching, demonstrating how everyday life can be used in classes to stimulate historical literacy. In addition, it seeks to foster research on educational heritage, showing how school stories can reveal aspects of local and national history.
Palabras clave : História
Patrimônio cultural
História da educação
Memória
Estudantes
Colégio Estadual Dr. Manoel Luiz
Ensino de história
Patrimônio educativo
Lugar de memória
História da escola
History teaching
Educational heritage
Place of memory
School history
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citación : SANTOS, Virna Fabíola Ferreira. Patrimônio educativo nas aulas de história do ensino médio: um percurso pela história e pelo patrimônio do Grupo Escolar Dr. Manoel Luiz (Aracaju/SE) - 1924-1927. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22262
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de História

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