Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22265
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O engajamento acadêmico de estudantes de química de uma universidade pública
Autor : Mellone, Sônia Elizabeth Brown Santos
Fecha de publicación : 24-abr-2023
Director(a): Wartha, Edson José
Co-Director(a): Frei, Fernando
Resumen: Nesta pesquisa foi analisado o Engajamento Acadêmico de estudantes do Departamento de Química, constituído por 412 alunos ativos no sistema no ano de 2022 e que fazem parte de dois cursos: Licenciatura e Bacharelado, de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Buscou-se um panorama geral do nível de Engajamento dos mesmos e das três dimensões que o compõe. O Engajamento Acadêmico pode ser avaliado como combinação sinergética de 3 dimensões: afetiva, comportamental e cognitiva. Ao avaliar as dimensões, pode ser medido o nível de Engajamento Acadêmico geral dos estudantes de ensino superior e o que este grupo em específico está de fato fazendo dentro da Instituição de Ensino Superior e no curso, bem como se sentem e onde precisam de um maior suporte. Para a análise e coleta de dados foi utilizado questionário (survey) de escala Likert de Engajamento Acadêmico encontrados na literatura com acesso aberto e validados. A partir da análise das respostas obtidas e das relações com dados sociodemográficos, ações e políticas são traçadas de forma mais precisa, onde é levado em consideração as características socioeconômicas do grupo estudado e suas necessidades acadêmicas, e repassadas para o Departamento de Química com o intuito de provocar melhorias nas várias esferas que compõem a experiência acadêmica.
Resumen : In this research, the Chemistry Department’s student’s Academic Engagement was analyzed. There were 412 active students in 2 different majors in 2012: Teaching Degree and Bachelor’s Degree, at a Federal University of Brazil. An overview of their level of engagement and the three dimensions that composed it was sought. Academic Engagement can be evaluated as a synergistic combination of 3 dimensions: affective, behavioral and cognitive. By evaluating the dimensions, one can measure the general level of Academic Engagement of higher education students and what this specific group is actually doing within the Higher Education Institution and in their respective majors, as well as how they feel and where they need further support. For data analysis and collection, a Likert scale survey was adapted from other Academic Engagement questionnaires and used. It has open access and can be found in the references as well as it’s validation. From the response analysis and the correlation with sociodemographic data, actions and policies are outlined more precisely, taking in consideration the socioeconomic characteristics of the studied group and their academic needs. Those are passed on to the Chemistry Department with the intent of directing improvements in the various levels of the academic experience.
Palabras clave : Engajamento acadêmico
Ensino superior
Estudantes de química
Estudantes universitários
Ciência – Estudo e ensino
Academic engagement
Higher education
Chemistry student
Survey
Área CNPQ: OUTROS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citación : MELLONE, Sônia Elizabeth Brown Santos. O engajamento acadêmico de estudantes de química de uma universidade pública. 2023. 96f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22265
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SONIA_ELIZABETH_BROWN_SANTOS_MELLONE.pdf2,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.