Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22275
Document Type: | Artigo |
Title: | Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) |
Other Titles: | University students' voices on sexual and gender diversity, their relationship with coeducation and pedagogical innovation: a comparative study at the University of Madeira (Portugal) and the Federal University of Sergipe (Brazil) Las voces de los estudiantes universitarios sobre la diversidad sexual y de género, su relación con la coeducación y la innovación pedagógica: un estudio comparado en la Universidad de Madeira (Portugal) y la Universidad Federal de Sergipe (Brasil) |
Authors: | Brazão, José Paulo Gomes Oliveira, Anselmo Lima de Dias, Alfrancio Ferreira |
Issue Date: | 2021 |
Resumo : | Os conceitos de gênero e sexo têm vindo a ser considerados na literatura recente como elementos de poder, na circunstância de construções flutuantes da contemporaneidade. No campo da Educação, urge um olhar “desconstruído”, não normativo, enquanto ato político acerca das questões da diversidade sexual e de gênero. O currículo enquanto cultura pode e deve assumir uma visão Queer na Escola. Pretendemos nesta pesquisa fazer um estudo comparativo sobre a diversidade sexual e de gênero no meio acadêmico, auscultando as vozes dos estudantes da universidade da Madeira e da Universidade Federal de Sergipe. Desse modo enfatizamos a coeducação na construção de ambientes inclusivos e o seu contributo no campo da inovação pedagógica. A discussão destes temas na academia é fundamental para a renovação conceptual e dos contextos organizacionais da prática da pedagogia. Contribui também para mudanças importantes das agendas sociais. |
Abstract: | The concepts of gender and sex have been considered in recent literature as elements of power, under the circumstance of contemporary floating constructions. In the field of Education, a “deconstructed”, non-normative look is needed as a political act on issues of sexual diversity and gender. The curriculum as a culture can and must take a Queer view at school. In this research we intend to make a comparative study on sexual and gender diversity in the academic environment, listening to the voices of students from the University of Madeira and the Federal University of Sergipe. In this way, we emphasize coeducation in the construction of inclusive environments and their contribution in the field of pedagogical innovation. The discussion of these themes in the academy is fundamental for the conceptual renewal and the organizational contexts of the practice of pedagogy. It also contributes to important changes in social agendas. Los conceptos de género y sexo han sido considerados en la literatura reciente como elementos de poder, en la circunstancia de construcciones fluctuantes de la época contemporánea. En el campo de la Educación, se necesita una mirada “deconstruida” y no normativa como acto político en temas de diversidad sexual y género. El currículo como cultura puede y debe tener una visión queer en la escuela. En esta investigación pretendemos realizar un estudio comparativo sobre la diversidad sexual y de género en el ámbito académico, escuchando las voces de estudiantes de la Universidad de Madeira y la Universidad Federal de Sergipe. De esta forma, enfatizamos la coeducación en la construcción de entornos inclusivos y su aporte en el campo de la innovación pedagógica. La discusión de estos temas en la academia es fundamental para la renovación conceptual y los contextos organizativos de la práctica de la pedagogía. También contribuye a cambios importantes en las agendas sociales. |
Keywords: | Coeducação Diversidade de gênero Diversidade sexual Inclusão Inovação pedagógica Co-education Gender diversity Inclusion Pedagogical innovation Sexual diversity Coeducación Diversidad de género Diversidad sexual Inclusión Innovación pedagógica. |
ISSN: | 2675-8229 |
Is part of: | Journal of Research and Knowledge Spreading |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Universidade Federal de Alagoas |
Citation: | BRAZÃO, J. P. G.; OLIVEIRA, A. L.; DIAS, A. F. Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Journal of Research and Knowledge Spreading, Arapiraca, v. 2, n. 1, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/article/view/12445/8590. Acesso em: 29 maio 2025. |
License: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22275 |
Appears in Collections: | CODAP - Artigos de periódicos DED - Artigos de periódicos PPGED - Artigos de periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UniversityStudentsVoicesGenderDiversity.pdf | 373,27 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.