Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22358
Tipo de Documento: Monografia
Título : O ensino de ciências e biologia durante a pandemia da Covid-19 : uma revisão
Autor : Santos, Gilvanete Bispo dos
Fecha de publicación : 6-may-2025
Director(a): Cicotti, Rudvan
Resumen: A pandemia da Covid-19 impôs mudanças significativas no Brasil, dentre os diferentes setores. A educação básica sofreu uma enorme mudança, na qual exigiu uma rápida adaptação do tradicional sistema educacional de ensino presencial para o modelo de ensino remoto (online). O objetivo deste artigo foi revisar os impactos da pandemia no ensino de Ciências e Biologia, abordando os desafios da implementação do ensino remoto, os efeitos dessa transição para professores e alunos e as estratégias metodológicas adotadas. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) revelou desigualdades de acesso à tecnologia, dificultando a aprendizagem de estudantes sem dispositivos adequados ou conexão estável à internet. Além disso, os professores enfrentaram a necessidade de rápida adaptação ao uso de plataformas digitais, a necessidade de reformulação de práticas pedagógicas e das estratégias avaliativas. No ensino de Ciências e Biologia, a impossibilidade de realizar atividades experimentais presenciais levou à adoção de metodologias alternativas, como o uso de simuladores virtuais, videoaulas, materiais interativos e ferramentas colaborativas. Essas estratégias permitiram maior flexibilidade no aprendizado, mas também evidenciaram a necessidade de capacitação docente para o uso de recursos digitais. O estudo conclui que, apesar das dificuldades, o ensino remoto impulsionou a inovação pedagógica e mostrou o potencial das tecnologias digitais na educação. No entanto, para que essas práticas sejam incorporadas de forma eficaz no ensino presencial é fundamental investir na inclusão digital, formação continuada dos professores e ampliação da infraestrutura escolar, para garantir uma educação mais equitativa e acessível.
Resumen : The COVID-19 pandemic has brought about significant changes in Brazil across different sectors. Basic education has undergone a major shift, requiring rapid adaptation of the traditional in-person educational system to a remote (online) teaching model. The aim of this article was to review the impacts of the pandemic on Science and Biology teaching, addressing the challenges of implementing remote teaching, the effects of this transition on teachers and students, and the methodological strategies adopted. Emergency Remote Teaching (ERE) revealed inequalities in access to technology, making it difficult for students without adequate devices or a stable internet connection to learn. In addition, teachers faced the need to quickly adapt to the use of digital platforms and the need to reformulate pedagogical practices and assessment strategies. In Science and Biology teaching, the impossibility of carrying out experimental activities in person led to the adoption of alternative methodologies, such as the use of virtual simulators, video classes, interactive materials, and collaborative tools. These strategies allowed for greater flexibility in learning, but also highlighted the need for teacher training in the use of digital resources. The study concludes that, despite the difficulties, remote teaching has boosted pedagogical innovation and demonstrated the potential of digital technologies in education. However, for these practices to be effectively incorporated into in-person teaching, it is essential to invest in digital inclusion, ongoing teacher training and expanding school infrastructure to ensure more equitable and accessible education.
Palabras clave : Ciências biológicas
Ensino superior (UFS)
Educação básica
Ensino remoto
SARS-CoV-2
Tecnologias digitais
Pandemia (Covid-19)
Basic education
Remote teaching
SARS-CoV-2
Digital technologies
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citación : Santos, Gilvanete Bispo dos. O ensino de Ciências e Biologia durante a pandemia da Covid-19 : uma revisão. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22358
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gilvanete_Bispo_Santos.pdf480,46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.