Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22363
Document Type: | Monografia |
Title: | Libras na educação básica : uma revisão |
Authors: | Anjos, Fernanda Aparecida Toledo dos |
Issue Date: | 5-May-2025 |
Advisor: | Cicotti, Rudvan |
Resumo : | A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é um sistema linguístico de característica visual-motora realizada por meio da articulação de sinais de mão. Sua representação configura as letras do alfabeto, sendo essencial para a comunicação de pessoas com deficiência auditiva., No Brasil, a língua é reconhecida oficialmente como idioma. O objetivo deste artigo foi revisar a temática geral da LIBRAS, considerando seu contexto histórico e sua importância na formação continuada, bem como, seu uso na educação básica. Foi realizada uma pesquisa no formato de revisão bibliográfica da literatura. A partir dessa revisão foi possível observar que, em virtude do número crescente de alunos com necessidade especiais em sala de aula, os desafios aumentam com a falta de capacitação docente. Esse fato evidencia a necessidade de formação continuada para os professores. A falta desses profissionais capacitados torna essencial o uso de estratégias visuais, além do apoio de intérpretes, reforçando a importância de metodologias adaptadas, principalmente, no ensino de Ciências e Biologia, onde existe a especificidade de termos técnicos a ser traduzido para a LIBRAS. Logo, o conhecimento e formação continuada é importante para que seja feita a inclusão efetivada de alunos com deficiente auditiva, garantindo o acesso a um ensino de qualidade. |
Abstract: | Brazilian Sign Language (LIBRAS) is a linguistic system with visual-motor characteristics that is performed through the articulation of hand signals. Its representation configures the letters of the alphabet, being essential for communication by people with hearing impairments. In Brazil, the language is officially recognized as a foreign language. The objective of this article was to review the general theme of LIBRAS, considering its historical context and its importance in continuing education, as well as its use in basic education. A research was carried out in the format of a bibliographic review of the literature. From this review it was possible to observe that, due to the increasing number of students with special needs in the classroom, the challenges increase with the lack of teacher training. This fact highlights the need for continuing education for teachers. The lack of these trained professionals makes it essential to use visual strategies, in addition to the support of interpreters, reinforcing the importance of adapted methodologies, mainly in the teaching of Sciences and Biology, where there is the specificity of technical terms to be translated into LIBRAS. Therefore, knowledge and ongoing training are important for the effective inclusion of students with hearing impairments, ensuring access to quality education. |
Keywords: | Ciências biológicas Ensino superior (UFS) Educação especial Educação inclusiva Ensino de ciências Formação continuada Special education Inclusive education Science teaching Continuing education Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Department: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citation: | Anjos, Fernanda Aparecida Toledo dos. Libras na educação básica - uma revisão. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22363 |
Appears in Collections: | Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fernanda_Aparecida_Toledo_Anjos.pdf | 496,24 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.