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Tipo de Documento: Monografia
Título: Estratégias metodológicas sobre a conservação dos serviços ecossistêmicos da Mata Atlântica : uma revisão sistemática da educação básica brasileira
Autor(es): Ribeiro, Franciely Santos
Data do documento: 22-Abr-2025
Orientador: Santos, Sindiany Suelen Caduda dos
Resumo: A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do Brasil e do mundo, com valiosos Serviços Ecossistêmicos. No entanto, também é um dos biomas mais impactados pelas ações humanas, o que torna fundamental a implementação de estratégias de Educação Ambiental para a sua conservação. Dito isso, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar as contribuições das estratégias metodológicas de Educação Ambiental (EA) para abordar a conservação dos Serviços Ecossistêmicos (SEs) da Mata Atlântica, nos espaços educacionais formal e não-formal. Metodologicamente utilizou-se a revisão sistemática da literatura, com uso do protocolo PRISMA 2020. Foram encontradas 15 dissertações dentro da temática. Com base na Análise de Conteúdo de Bardin desenhou-se as características gerais dos trabalhos, verificou-se que existem regiões em evidência na publicação de estudos na área, com destaque para a região Nordeste, foi identificada a existência de nível de ensino preferencial na produção de trabalhos no tema, com destaque para os anos finais do Ensino Fundamental. Diferentes categorias surgiram da análise de dados: serviços ecossistêmicos, serviços ambientais ou recursos naturais?; serviços de provisão: conservação dos rios; serviços de provisão e cultural: conservação de plantas medicinais e alimentares; a escola como espaço educacional formal da educação ambiental; as unidades de conservação como espaço educacional não-formal; da escola à comunidade: espaço não-formal para prática ambiental; oficina como estratégia educacional em educação ambiental; trilha como experiência prática em educação ambiental; horta prática conservadora ou crítica?; e por fim, metodologias ativas na educação ambiental. A necessidade de priorizar o uso de estratégias metodológicas ativas atreladas à macrotendência crítica da EA é um elemento destacado na análise. Observada a lacuna, foram construídos planos de aulas com abordagens e/ou metodologias ativas para discutir no Ensino Médio os SEs da Mata Atlântica em Unidades de Conservação do território sergipano. Espera-se que futuras pesquisas possam utilizar esses planos como base para desenvolver novas experiências educacionais e contribuir assim para a promoção do ensino sobre a conservação dos SEs da Mata Atlântica em Sergipe, e Brasil.
Abstract: The Atlantic Forest is one of the biomes with the richest biodiversity in Brazil and in the world, with valuable Ecosystem Services. However, it is also one of the biomes most impacted by human actions, which makes the implementation of Environmental Education strategies essential for its conservation. That said, the general objective of this research is to evaluate the contributions of Environmental Education (EE) methodological strategies to address the conservation of Ecosystem Services (ESs) of the Atlantic Forest, in formal and non-formal educational spaces. Methodologically, a systematic literature review was used, using the PRISMA 2020 protocol. 15 dissertations within the theme were found. Based on Bardin's Content Analysis, the general characteristics of the works were designed, it was found that there are regions in evidence in the publication of studies in the area, with emphasis on the Northeast region, the existence of a preferential level of education in the production of works on the theme was identified, with emphasis on the final years of Elementary School. Different categories emerged from the data analysis: ecosystem services, environmental services or natural resources?; provision services: river conservation; provision and cultural services: conservation of medicinal and food plants; the school as a formal educational space for environmental education; conservation units as a non-formal educational space; from school to community: non-formal space for environmental practice; workshop as an educational strategy in environmental education; trail as a practical experience in environmental education; conservative or critical practical garden?; and finally, active methodologies in environmental education. The need to prioritize the use of active methodological strategies linked to the critical macro trend of EA is an element highlighted in the analysis. Observing the gap, lesson plans were created with active approaches and/or methodologies to discuss the ESs of the Atlantic Forest in Conservation Units in the Sergipe territory in high school. It is expected that future research can use these plans as a basis for developing new educational experiences and thus contribute to the promotion of teaching about the conservation of the Atlantic Forest SEs in Sergipe and Brazil.
Palavras-chave: Ciências biológicas
Ensino superior (UFS)
Educação ambiental
Educação básica
Metodologias ativas
Ecossistema
Mata Atlântica
Environmental education
Basic education
Active methodologies
Bioma
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Ribeiro, Franciely Santos. Estratégias metodológicas sobre a conservação dos serviços ecossistêmicos da Mata Atlântica : uma revisão sistemática da educação básica brasileira. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22364
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