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Tipo de Documento: Monografia
Título: Jogos lúdicos como material didático no aprendizado de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista)
Autor(es): Almeida, Lenilde Maria de Andrade
Data do documento: 16-Mai-2025
Orientador: Pantaleão, Silmara de Moraes
Resumo: Este estudo investigou a utilização de jogos lúdicos como material didático no aprendizado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Estadual Poeta Garcia Rosa, instituição de ensino regular que atende do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental, localizada em Aracaju/SE. A pesquisa, de abordagem mista e natureza documental e exploratória, foi realizada entre fevereiro e março de 2025, incluindo análise documental e aplicação de questionários com docentes. A primeira etapa consistiu na análise de documentos institucionais, como o Projeto Político-Pedagógico (PPP), a listagem de alunos com TEA e os Planos de Atendimento Individualizado (PAI). A segunda etapa envolveu a coleta de dados por meio de um questionário online, respondido por dezenove educadores do ensino fundamental regular e da sala de recursos multifuncionais. Os resultados apontaram que, embora 94,7% dos professores utilizem jogos lúdicos em sala de aula, 42,1% não realizam adaptações para atender às necessidades dos alunos autistas. Além disso, 36,8% dos docentes relataram não possuir formação específica na área, evidenciando um desafio na implementação eficaz dessas ferramentas. A análise documental revelou a ausência de diretrizes específicas para o uso de jogos lúdicos no PPP da escola, bem como dificuldades na formalização de estratégias pedagógicas individualizadas, visto que apenas quatro PAIs estavam disponíveis. Conclui-se que, para potencializar o uso dos jogos lúdicos como recurso inclusivo, é necessário um planejamento pedagógico mais estruturado, com formação docente específica e ampliação dos recursos adaptados. O fortalecimento dessas práticas pode contribuir para uma educação mais equitativa e eficaz para crianças com TEA.
Abstract: This study investigated the use of playful games as didactic material in the learning process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) at Poeta Garcia Rosa State School, a regular education institution serving students from 4th to 9th grade of Elementary School, located in Aracaju/SE. The research, with a mixed-methods approach and a documentary and exploratory nature, was conducted between February and March 2025, including document analysis and the application of questionnaires with teachers. The first stage consisted of analyzing institutional documents, such as the Political-Pedagogical Project (PPP), the list of students with ASD, and Individualized Service Plans (PAI). The second stage involved data collection through an online questionnaire, answered by nineteen educators from the regular elementary school and the multifunctional resource room. The results indicated that although 94.7% of teachers use playful games in the classroom, 42.1% do not make adaptations to meet the needs of autistic students. Additionally, 36.8% of teachers reported not having specific training in the area, highlighting a challenge in the effective implementation of these tools. The document analysis revealed the absence of specific guidelines for using playful games in the school's PPP, as well as difficulties in formalizing individualized pedagogical strategies, given that only four PAIs were available. It is concluded that, to enhance the use of playful games as an inclusive resource, a more structured pedagogical planning is required, with specific teacher training and an expansion of adapted resources. Strengthening these practices can contribute to a more equitable and effective education for children with ASD.
Palavras-chave: Ciências biológicas
Ensino superior (UFS)
Jogos lúdicos
Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Ensino fundamental
Formação docente
Playful games
Inclusive education
Autism Spectrum Disorder
Elementary education
Teacher training
Educação especial
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Almeida, Lenilde Maria de Andrade. Jogos lúdicos como material didático no aprendizado de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22366
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