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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22369
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Sequência de ensino investigativa gamificada : Escape Room Operação Manguezal Seguro |
Autor : | Araújo, Soraia da Silva |
Fecha de publicación : | 28-abr-2025 |
Director(a): | Santos, Sindiany Suelen Caduda dos |
Co-Director(a): | Belotto, Vitor Pereira |
Resumen: | O uso da gamificação no contexto escolar, especialmente com jogos do tipo Escape Room, oferece uma abordagem pedagógica que combina diversão, aprendizado e reflexão crítica sobre questões ambientais. Integrar essa abordagem a uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) potencializa ainda mais o engajamento e a aprendizagem ativa, ao estruturar o processo investigativo com base em etapas que promovem a construção do conhecimento. Sendo assim, foi produzido o seguinte questionamento: Como a aplicação de uma SEI gamificada, utilizando o Escape Room, pode contribuir para o ensino sobre a conservação dos manguezais? Diante disso, este trabalho tem como objetivo avaliar as contribuições do uso de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) gamificada, por meio de um jogo do tipo Escape Room, para o ensino sobre a conservação dos manguezais de Sergipe. A proposta surge diante da necessidade de promover práticas pedagógicas mais engajadoras e contextualizadas, que contribuam para a sensibilização ambiental de estudantes do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de desenvolvimento, com abordagem qualitativa, a SEI foi estruturada com base no ciclo investigativo de Pedaste et al. (2015), contemplando as etapas de orientação, conceitualização, investigação e conclusão. O produto criado foi o jogo "Escape Room: Operação Manguezal Seguro", ambientado em locais reais do estado de Sergipe e composto por oito missões que abordam impactos socioambientais do manguezal, como poluição, desmatamento, especulação imobiliária, mudanças climáticas, carcinicultura e pesca predatória. A proposta foi submetida a apreciação por especialistas da área de ensino de Ciências e Biologia. Os resultados revelaram que a proposta gamificada contribui para o desenvolvimento do pensamento investigativo, da argumentação e do engajamento crítico dos alunos. A articulação entre narrativa, desafios e conteúdo promove uma aprendizagem ativa, contextualizada e significativa. Considera-se que o trabalho apresenta uma contribuição relevante para a Educação Ambiental e o ensino de Ciências, sendo aplicável em contextos escolares reais. |
Palabras clave : | Ciências biológicas Ensino superior (UFS) Ecossistemas costeiros Educação ambiental Sequência de Ensino Investigativa (SEI) Jogos |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citación : | Araújo, Soraia da Silva. Sequência de ensino investigativa gamificada : Escape Room Operação Manguezal Seguro. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22369 |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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